terça-feira, setembro 14

Brincando com Histórias

Fiz a oficina Brincando com Histórias. Consegue imaginar pelo título como foi? Foi um sábado para relembrar a minha infância. Um dia inteirinho para brincar, contar histórias, ouvir histórias, cantar, dançar. Um dia para voltar a ser criança!

Fomos acolhidos pela Fabiana Prando com uma brincadeira para aquecer. Cantamos e fizemos nossa saudação em círculo e brincamos de roda. Veja aqui
Ela nos convidou a fazermos um novo marco para o dia 11 de setembro. Com a música  Live and Let Die ( Paul  & Linda McCartney) cantada pelo Patu Fu, brincamos com bexigas para refletirmos sobre Viver ou Morrer? 

Foto: Fabiana Prando
Escute música aqui e veja criação do clipe.

Cada bexiga tinha dentro um papel com uma frase para incluirmos na apresentação individual. Minha frase foi: hoje eu acordei e... Fácil completar não é? 

Chegando a hora do conto Fabiana me surpreendeu! Começou o tradicional Era uma vez..., tocando um pandeiro. Toda a história foi acompanhada da marcação do ritmo do pandeiro.  Divertidíssimo! Viajei no mundo do Mário, o marinheiro. Fiz dobraduras, cantei músicas do tempo da pré-escola, e brinquei muito com uma música bem legal do Palavra Cantada, Ip Oc. Acesse aqui
Para terminar a história do Mário, Fabiana incluiu a história as nove filhas que tiveram um tangalomango. aqui um pouco da história. 
Construí minhas filhas. Porém, as minhas filhas eram sete!

Faz tempo que você não brinca de bolinha de sabão? Já pensou em bolhas de sabão e poesia? Como o cheirinho de sabão no ar é bom.  As bolhas criam um clima que ajuda a poesia vir naturalmente. Ninguém precisa ser um Fernando Pessoa para recitar. Apenas deixar rolar.


Acha que acabou? Tivemos muitas outras brincadeiras e contação de histórias. O grupo foi dividido em duas partes. Eu fiquei no grupo Histórias cujo objetivo seria lembrar-se de qual história nos marcou e contar a história ao grupo. Depois de algumas histórias relembradas, decidimos pelo POTE VAZIO, do Demi. História é linda. Já escrevi dela aqui. Apresentamos nossa história. O Ping era o Eduardo, Imperador o JC, as crianças do reino eram Dario, Tati, Hevelyn e Sandra. Eu, a narradora. 

Foto: Fabiana Prando

O outro grupo Brincadeiras relembrou três brincadeiras. A que eu mais gostei foi assim: todos em círculos, sentados no chão. Um participante em pé escolhe em quem deixar o brinquedo atrás. Ao acabar a música, quem estiver em pé tem que sentar no lugar de quem foi o escolhido para ir se levantar. Tudo isso regado com uma boa dose de desafio. Afinal, quem se levanta não quer deixar o lugar fácil e quem escolhe não quer ser “agarrado” pelo outro para não ter que ir ao centro do centro “chocar o ovo”



Conhece a História da Ameba? Fabiana nos contou a história e depois criamos a nossa ameba.Foi um tal de colocar farinha, água e suco em pó. Eita! ficou mole, coloca mais farinha...  Parecia que estávamos sovando pão. No final, criamos a nossa ameba!




Sabe, confesso a você que sai de lá super, hiper, mega cansada. Minha coluna estava já me pedindo socorro. Porém com uma alegria enorme, dentro de mim. Como é bom nos sentirmos bem. Estarmos com pessoas bacanas e ainda aprendermos coisas novas. 

Fabiana, através de uma didática excelente e de sua expressão corporal, relembrou-me a importância do brincar.   As brincadeiras, mesmo as mais simples, são fonte de estímulo ao desenvolvimento.  Jogo não é apenas passatempo para a criança. É através do jogo que aprendemos, pensamos, argumentamos e, (o mais importante) nos socializamos. Já dizia um grande estudioso do desenvolvimento infantil, Jean Piaget, que “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança.” 

Para finalizar a oficina, que tal brincar com um paraqueda colorido? Cantando Do seu lado, do Jota questa. Cantando La La La La La La La La La La La La Fechando assim a oficina com chave de ouro! 
 




Objetivo da oficina: ALÇANCADO! Missão cumprida!!!!!

Quer conhecer mais da Fabiana Prando. Acessa aqui


Até a próxima!
Elaine Cunha

8 comentários:

  1. Delícia de dia!
    Eu tive certeza do teu cansaço no fim do dia, porque foi uma grande sequência de muitas atividades. Por outro lado, também sabia que você diria que gostou muito, por conhecer tua alma sensível, por saber que disso tudo você tiraria o melhor.

    E disso tudo fiquei com vontade sabe do quê? De brincar com bolinhas de sabão. :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, linda!
    Foi mesmo um dia muito gostoso, quero mais!
    Bjnhus
    =)

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de participar do grupo, amiga!
    Que momento lindo de ver e viver, hein?

    ResponderExcluir
  4. Elaine querida!!! Seu registro me emocionou profundamente, trouxe de volta a alegria do nosso encontro. Muito obrigada! Até a próxima!
    Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  5. Lidi, amiga!

    Fiquei muito feliz mesmo. Estava super hiper mega satisfeita!

    Vamos brincar de bolinha de sabão, amiga?

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Sandra! Obrigada pelo carinho. Seja muito bem vinda aqui no espaço das histórias!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aline, você sabe o quanto estou feliz, não é?

    Obrigada pela visita e carinho constante

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fabiana,

    escrevi o que tocou meu coração. E a "culpa" é toda sua! :)

    Foi um dia maravilhoso mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha