domingo, janeiro 16

Quer um "lanchinho literário"?

Recebi esta reportagem feita publicada no Extra, pela repórter Letícia Vieira. Compartilho aqui com você.


Um livro jogado no lixo transformou o futuro de do menino Otávio Jr, de 9 anos, morador do Morro do Caracol, no Complexo da Penha. Quando adolescente, dedicava-se à literatura infantil. Aos 22 anos, decidiu mudar a rotina de exclusão cultural da favela. Juntou todos os livros que conseguira por doação em uma mala e criou uma biblioteca itinerante na Penha e no Alemão.

Quatro anos após o início do projeto Ler é 10, leia favela, Otávio já apresentou o mundo das letras a dez mil crianças e sonha alto: quer inaugurar, no próximo mês, a primeira biblioteca na favela onde nasceu.
- Naquele momento, não tinha o conhecimento do quanto o livro faria a diferença na minha vida. Foi como um conto de fadas. Conheci outros países, a cultura de estados brasileiros e conversei com autores que só ouvi falar nos livros – lembra Otávio, que hoje, aos 27 anos, já esteve na Argentina, Colômbia e em Cuba, além de ter viajado por dez estados.

“Lanchinho literário”
A missão do livreiro do Alemão e da Vila Cruzeiro foi sendo desenvolvida com aulas de teatro nas escolas municipais da região. Depois, o jovem passou por capacitações, como a promovida pela Biblioteca Nacional. Buscou informações em feiras literárias. Estudos que serviram de aprendizado para a montagem de um acervo apropriado para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos.

Com seriedade no trabalho, mas sempre preocupado em desenvolver o interesse pelos livros através da diversão, Otávio criou o lanchinho e o cineminha literários. As atividades sempre começam com jogos que despertam o prazer de ler.
- Através de dinâmicas, consigo aguçar a curiosidade. Se a literatura for disseminada de forma errada, a criança se afasta do livro.
Fonte: Extra

Acredito que você tenha pensando: "que lindo o trabalho deste rapaz". Por isso, eu penso que toda ação é possível. Só é preciso agir.

Já pensou num projeto assim para sua comunidade? Vamos fazer a diferença? 
Você se interessou por projetos deste tipo? Se sua resposta for SIM, fala comigo!

Espero que você tenha gostado!

Até a próxima!
Elaine Cunha

2 comentários:

  1. Muito legal isto né amiga???

    PO, precisamos de mais iniciativas assim...


    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beta!

    Estou a procura de pessoas que se interessam pro projetos assim. Quer ajudar?

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha