segunda-feira, abril 18

Hoje é dia do meu melhor amigo: o livro infantil!




Hoje é aniversário de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil.
Você provavelmente cresceu vendo na TV Globo " O Sítio do Pica Pau Amarelo", não foi? Eu também.
 
Eu lembro de ficar esperando começar o programa no final da tarde e me divertia muito com a artes da Emília, as maldades da Cuca, Narizinho e Pedrinho, com as histórias da Tia Anastácia e Dona Benta... Bom demais! Quem não largava o que estava fazendo ao ouvir esta vinheta?
 



Eu sei que hoje é dia do livro infantil. Deveria estar aqui falando sobre a importância das obras do Lobato para a criançada. Ele escreveu vários livros infantis, entre eles: "A Menina do Nariz Arrebitado", "O Saci", "Fábulas do Marquês de Rabicó", "Aventuras do Príncipe", "Noivado de Narizinho", "O Pó de Pirlimpimpim", "Reinações de Narizinho", "As Caçadas de Pedrinho", "Emília no País da Gramática", "Memórias da Emília", "O Poço do Visconde", "O Pica-Pau Amarelo" e "A Chave do Tamanho".

Contudo, hoje decidi te contar um lado do homenageado do dia que, talvez, você não conheça. (Eu também não conhecia!)

No sábado passado conversando com o Giba (professor do curso lá da Biblioteca Hans), ele me falou sobre o trabalho do Monteiro Lobato para adultos. Tive o prazer de ouvir um conto do Lobato narrado pelo Giba. Fiquei encantada com o trabalho e resolvi buscar maiores referências.

É o Engraçado Arrependido. Narra a vida de um sujeito chamado Pontes, com fama de ser uma grande comediante e sarrista, resolve se tornar um homem sério. As pessoas, pensando se tratar de mais uma piada do rapaz negavam-lhe emprego. Pontes recorre a um primo de influência no governo, que lhe promete o posto da coletoria federal, já que o titular, major Bentes, estava com sérios problemas cardíacos e não duraria muito tempo. A solução era matar o homem mais rápido, e com aquilo que Pontes fazia de melhor: contar piadas. Aproxima-se do major e, após várias tentativas, consegue o intento. Morte, porém inútil: Pontes se esquece de avisar o primo da morte, e o governo escolhe outra pessoa para o cargo.

Achei o referido conto no blog Singrando Horizontes. Se desejar ler o conto na íntegra, acessa aqui.
 
Até a próxima!
Elaine Cunha



Imagem: google.com

4 comentários:

  1. Elaine olha só a história que mais gosto é o Casamento da Emília com o Marques de Rabicó... acredito que o Rabicó tem mais a ver com nossos Principes encantados do que com o sapo. Adoro Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava assistir ao Sítio! Eu morria de medo da Cuca, kkk, quanta inocência! As crianças de 30 anos atrás eram diferentes! :)
    Lembrei que quando criança meu tio, que trabalhava na Globo, queria que eu fizesse teste para ser a Narizinho, rsrs...mas não rolou. Timidez era o meu sobrenome. :P

    Este conto Engraçado Arrependido é tragicômico, rs.

    ResponderExcluir
  3. Essa abertura do Sítio era linda demais, né? Que saudade!
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Arlete, não li este livro. Já coloquei na minha lista de busca na biblioteca no sábado para empréstimo!

    Albinha, você de Narizinho? Hum.. ficaria ainda mais linda, hein? Não imagino você tímida, sério mesmo! Este conto eu ri demais quando ouvi do Giba. E quando li, achei ainda mais engraçado.

    Helena, acho que esta abertura é a mais bela de todas. Olhei algumas outras versões no youtube. Gostei mais desta!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha