segunda-feira, maio 2

Love is in the air!

Semana passada fomos bombardeados com notícias do casamento de um Príncipe com uma Plebeia. O mundo parece que parou para ver o casamento real. Eu também!

Acordei cedinho e ao ligar a tv, lá estava a Kate, linda, entrando na igreja. Sua irmã ajeitando seu vestido, seu pai a esperando para entregá-la no altar ao príncipe.

E a emoção do príncipe ao ver sua amada chegar na igreja? A surpresa da duquesa no balcão do palácio ao ver aquela multidão? Até eu diria um "ual" super sonoro. E o beijo real? E aquela carruagem? Não fazia inveja a nenhuma  princesa da Disney, hein? Realmente, na sexta passada, parecia que o "amor estava no ar". Tudo estava mais romântico!
  
Dia passou e a noitinha, fiz a minha parada habitual para assistir a única novela que me faz viajar no mundo da imaginação: "Cordel Encantado", da Tv Globo. Tô curtindo demais!

"Cordel Encantado" me transporta ao mundo da poesia, das lendas heróicas do sertão nordestino e o encantamento da realeza europeia. A união desses dois universos se traduz no romance do casal central Açucena (Bianca Bin), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu; e Jesuíno (Cauã Reymond), jovem sertanejo que desconhece ser filho legítimo do cangaceiro famoso da região. A novela junta dois universos que adoro: minha raiz nordestina e os a magia dos contos de fadas. Você acha que deixaria de assistir?

A novela é caprichosa. Os personagens divertidos. Linguagem acessível, sem forçar a barra pelo sotaque nordestino. Alguns personagens ainda espero mais atitude. Bruno Gagliasso ainda não me convenceu como vilão! 

E o que dizer daquele casal Maria Cesária (Lucy Ramos) e Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia)? O amor nascendo com uma pureza e com muito carinho. O amor ignorando classe social. O cuidado e preocupação de um pelo outro é amor verdadeiro. A leveza deste amor é que me encanta. Os diálogos são sempre com muita significação, com palavras doces, uma interpretação maravilhosa dos atores.

Tem uma cena que eu confesso que torcia que acontecesse logo. Você assistiu a cena da dança? Não? Começa assim:

Rei Augusto: "A Milady me concede a honra desta dança?"
Maria Cesária: "Que música estamos dançando?" 
Rei Augusto: "A minha preferida. Qualquer uma que você imaginar!"




Ah, tinha que acabar um beijo, não era? Aprendi com meu marido, a olhar a cena como um todo. Olhar a fotografia da cena. Cena belíssima. Céu azul, os dois pombinhos ao lado de uma árvore frondosa, luxo do carro porém simplicidade do campo, luz perfeita, dança, música de romance... Cena bem trabalhada, não foi?

É bem verdade que sabemos que este amor ainda terá muitos obstáculos para  chegarem ao seu "felizes para sempre". Se a duquesa de Cambridge esperou oito longos anos para se casar, acho que a Maria Cesária pode esperar uns cem capítulos, não é?

E lógico que eu não podia deixar de incrementar as minha histórias com tanta coisa acontecendo por aí. Em uma visita que fiz a 25 de março (para quem não conhece, rua de comércio popular aqui em São Paulo) eu também quis me transformar em princesa. Mas vou logo avisando, já tenho meu príncipe!

Sabemos que a vida não é um conto de fadas. Temos tantas coisas que nos faz colocar o pé no chão. Porém, eu peço sempre ao meu Pai Celeste que me dê a cada novo dia um olhar de criança. Com um olhar que se encanta com tudo que vê. Preciso também do olhar de adulto pra focar no que eu preciso. Preciso ainda mais do olhar de criança para eu me encantar e agradecer  os presentes que ganho todos os dias do Pai Celeste.


Até a próxima!
Elaine Cunha

9 comentários:

  1. Com o olhar de criança e adulta...encantada com sua forma de escrever...
    Beijos de quem se imaginou princesa ao ver o casamento real. E que eles, assim como nós, possam (os) ser felizes!

    ResponderExcluir
  2. Minha Princesinha,

    Espero que seu lado criança sempre esteja à flor da pele para que, como adulta, possa encantar as crianças e a todos nós, com suas hisórias.
    Beijos saudosos!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga a novela Cordel Encantado é linda mesmo!
    Ao assisti-la lembro-me um pouco da minissérie Hoje é dia de Maria (1ª jornada). Eu adorava aquele cenário, as músicas! Tudo tão lúdico, tão lindo!
    Quanto ao casamento real confesso que devo ser uma das poucas pessoas que não se interessaram. :O
    Prefiro a ficção, rs.
    Laine adoro uma foto antiga que você tem vestida de Branca de Neve. Acho a sua cara!
    Amiga, eu vou me esforçar para sonhar um pouco mais, pois costumo ser muito "pé no chão".
    Com Cordel Encantado, Hoje é dia de Maria (tenho ainda na lembrança) me permito sonhar...
    Beijos e parabéns pelo belo post. *_*

    ResponderExcluir
  4. @Aline,
    Obrigada pelo carinho. Eu escrevo o que sinto. Acredito que seja meu segredo. :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. @Mãe
    Tu és responsável por isto também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. @Albinha,

    Eu também só gostei de Hoje é dia de Maria. Linda demais. Acredito que não tenha caído gosto popular por alguns acharem a linguagem muito rebuscada. Achei maravilhosa!

    Aquela foto de Branca é uma gracinha né? No dia que eu resolver comprar uma fantasia, certamente será de Branca.

    Cordel é um capítulo a parte. Eu paro o que for pra ver a novela. Eita, virei noveleira!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Menina que adorei este post, eu tb adoro a novela e todo seu encantamento, pode ser pq sou nordestina,Paraíbana,mulher macho sim senhor!
    Um belo dia pra vc!beijo

    ResponderExcluir
  8. Ola, @Betabijoux e Artesanato!

    Obrigada pela visita! Obrigada pelo carinho!
    Sim, acredito que pelas nossas raízes representadas na novela, vemos um encantamento ainda maior. Afinal, é nossa referência ali contada, mesmo que de forma lúdica, mas é nossa!

    Como diz o Lenine, "Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte" Somos quase vizinhas! :)

    Beijos,
    Elaine Cunha

    ResponderExcluir
  9. Laine, sabe que também estou encantada pela novela Cordel Encantado?
    Não perco um capítulo!
    Delícia de ver o estilo da literatura de cordel sendo traduzida em novela. Está tudo muito bem feito naquela produção. É uma pena que uma hora dessas a novela vai ter fim... :(
    Delícia de post!
    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha