quarta-feira, junho 22

Ah, Babioca!

Se eu te perguntasse uma história que você ouviu e tem paixão por ela,  saberia me responder agora?

A cada dia que se passa tenho certeza que as histórias nos escolhem. É aquela história que te toca tão profundamente que você pensa: "achei A história".

Nesta caminhada no mundo encantado já tive o prazer de ouvir alguns contadores e suas versões do conto narrado. A cada oficina feita, um novo leque de possibilidades se abre. E com ele, na bagagem, novas histórias descobertas. 

Eu lembro que uma das primeiras oficinas que eu fiz no Viva  foi  " Quem conta um conto aumenta um ponto" com a Maria Cecília Ferri. Fui apresentada a história "Babioca, o cavalinho medroso". Eu gostei tanto daquela história que comecei a buscar o meu Babioca. E eu ganhei, presente de aniversário, a minha versão Babioca e seu saquinho mágico! Foram feitos especialmente para mim pela mãos da querida amiga artesã Gilberta Sobreira. Obrigada pelo lindo presente, amiga!

E para ilustrar meu querido Babioca, que tal eu te contar a história dele?  E com você:  

"Babioca, o cavalinho medroso
(escrito e ilustrado por Mary Veen – Editora Orientação Cultural)





Era uma vez, há muito tempo atrás, um cavalinho chamado Babioca. Não havia ninguém tão medroso quanto ele. Tinha medo da noite... e de camundongos! Imaginem o medo de que ele tinha de dragões que cospem fogo!

Desde muito pequenininho, Babioca pertencia a um cavaleiro chamado Dom Fernando II. Dom Fernando era muito valente e todo dia lutava com dragões e salvava princesas. Era um verdadeiro herói. 

Toda manhã, quando Dom Fernando ia cavalgar, Babioca tremia de medo só de pensar que poderia ser escolhido. E suspirava de alívio quando percebia que Dom Fernando selava o outro cavalo, seu amigo.

De noite o outro cavalo tirava onda de valentão, contando suas brigas e aventuras heróicas com os dragões. Babioca, só de ouvir  o amigo contar suas façanhas, ficava com tanto medo que um dia resolveu fugir.
E ele andou, andou, viu novas paisagens, até que, ao passar por uma casa, assustou-se com um camundongo.  Babioca quis correr, mas... as pernas tremiam tanto que não saiu do lugar.

A dona da casa, que era uma feiticeira, ficou com tanta pena de Babioca que resolveu ajudá-lo. Convidou-o para entrar em sua casa e começou a preparar um saquinho cheio de ervas mágicas. Babioca  Já estava escuro quando Babioca prestava a máxima atenção. Assim que aprontou o saquinho, a feiticeira amarrou no pescoço dele. resolveu voltar para casa. Mas, por causa do saquinho mágico, ele havia perdido o medo!

Na manhã seguinte, quando Dom Fernando veio selar o cavalo, teve a maior das surpresas. Lá estava Babioca esperando por ele. Pela primeira vez em sua vida, Babioca foi brigar com os dragões. Babioca nem parecia o mesmo! Corajoso e valente, passou a maior parte do dia enfrentando perigosos dragões que cuspiam fogo para todos os lados... e salvando princesas!

Só quando voltou para casa de noite é que Babioca percebeu que havia perdido o saquinho mágico. Vocês pensam que ele ligou? Não! Já não tinha mais medo de nada! Dom Fernando quando percebeu isso ficou muito feliz! Mas o mais feliz era o Babioca!"

Bem verdade que ainda preciso urgentemente do meu saquinho de ervas aromáticas. Ainda não fiz minhas aulas de habilitados com medo de dirigir... 


Até a próxima!
Elaine Cunha

5 comentários:

  1. Que bom que gostou Laine,fico feliz....agradeço o carinho do post,rs
    beijo

    ResponderExcluir
  2. O Babioca tinha algo que eu bem sei: insegurança!
    Essa danada anda juntinho com o medo.
    Babioca sentiu-se seguro com o saquinho de ervas e enfrentou o medo, mas logo viu que era capaz, pois não precisava da bengala (saquinho de ervas) para caminhar.
    Autoconfiança é o antídoto para o medo.

    Ah, o seu Babioca de feltro é muito lindo! *_*

    ResponderExcluir
  3. Olá, Albinha!

    Entende porque eu preciso desta história? Para me lembrar que a coragem está dentro de mim!!


    Uma fofura meu Babioca, não é?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Elaine
    Tudo bem?
    Venho através da Beta do Preciso Caminhar e fiquei encantada com seu blog. seu trabalho e essa linda história.
    Como adoro histórias e algumas até escrevo, mas as infantis adoro ler e postar no meu blog A Vitrine de Sonhos.
    O que tiver estarei te enviando e o que precisar de divulgação e ajuda é só me pedir.Já peguei seu endereço para o que tiver poder te enviar.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  5. Olá, Irene Moreira
    Bem vinda ao Caminhando e Contando!

    Obrigada pela visita. Ah, se você puder, pode divulgar nossa campanha. Será um prazer ter mais blog parceiro nesta caminhada.

    Que bom que você gostou da história. Eu ainda não pensei em escrever as minhas. Mas é um assunto ainda guardado no coração. Pode deixar que visitarei o seu cantinho. ;)

    Abraços fraternos,
    Elaine Cunha

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha