quinta-feira, junho 2

Chegadas e Partidas



“Aeroporto de Guarulhos , São Paulo. O  maior movimento de vôos do país. Milhares de pessoas vem  e vão todos os dias. Gente que espera, com o coração na mão, pela pessoa que ama. Quando o coração já aguentou o que podia, cada segundo parece uma eternidade. Gente que se despede e quer esticar o último abraço pra sempre. Gente que  sofre muito com a despedida. Eu? Continuo aqui. Entre o embarque e o desembarque. Cada vez mais contagiada por estas  histórias de vida.”
Foi assim que Astrid Fontenelle começou mais um “Chegadas e Partidas”, no GNT.  Ela fica passeando pelo saguão do aeroporto e “encosta” em alguém.  É exatamente neste momento da espera e na despedida que ela registra histórias belíssimas. É quando você percebe que o "esperar" e o  "despedir-se" é uma tarefa difícil. Dois verbos, duas ações. Vários sentimentos inclusos.

Eu me recordei de alguns momentos de minha vida. Feito um filminho mesmo! Das idas e vindas ao aeroporto. Das chegadas tão esperadas de pessoas importantes, nas partidas sempre tão dolorosas...

Fiquei me lembrando que “chegar” é sempre uma festa. Minha família sempre vai em peso ao aeroporto. Alegria do reencontro. Ficar espiando desde a saída do avião para ver se consegue ver alguém  já celebrando tua chegada. Ansiedade de pegar as malas e todos os apetrechos trazidos , para finalmente, correr pro abraço. Abraço apertado de “que bom que você esta aqui”. Abraço apertado de “teremos dias maravilhosos”. Abraço apertado de “diz mulher feia”. Abraço apertado de “filha, você fez boa viagem?”. São tantos abraços apertados que ganhamos, hein?

Você nem acreditaria que meus pais trouxeram para mim. Na bagagem, lá estava uma fruta conhecidíssima no Nordeste, que é minha paixão.Pitomba! Você conhece? Aqui em São Paulo achei-a apenas uma única vez. Mas para quem quiser experimentar, o gosto da lichia lembra bem a minha paixão.

Mas e o “partir”? Tem tarefa mais complicada do que esta? Nunca estamos preparados para dizer  adeus. Mesmo que este adeus seja um até logo. Eu me recordo da primeira partida dos meus pais. Vieram de férias a minha nova cidade que hoje é meu lar. Depois de dias maravilhosos, “estava na hora de dizer tchau” (bem estilo Teletubies mesmo!) Eu me recordo que chorei compulsivamente do aeroporto até mais perto de minha casa. E o marido, tentando em vão, me animar. Não adiantava dizer que foi bom, que foi divertido, que estaríamos juntos novamente em breve, muito breve. Nada adiantava. Aquela era uma dor minha. A dor da despedida! Quem nunca passou por ela?

Por isso, é tão gostoso assistir ao programa. A cada história, eu sorrio junto, eu choro junto.  Eu sinto tudo. Soi muito intensa. Sabe por quê? Porque eu vivo nestas “chegadas e partidas”. Sempre esperando o dia de ir aeroporto (re)encontrar pessoas amadas.

Ah, não posso esquecer. Lembra a citação que coloquei da Astrid lá no início?  Foi abertura do episódio onde a mãe, aos 48anos de idade, está embarcando para França para estudar gastronomia. Deixando aqui as filhas e marido por seis meses. Na mala, muita energia, lembranças e o amor que dará força para acordar e fazer o melhor todos os dias, aposto contigo!  Sabe o que aconteceu comigo? Fiquei precisando de abraço!


Se você quiser, veja também. O “Chegadas e Partidas” tem vários horários alternativos . Se você não tiver tv a cabo, não tem problema. Vai no Youtube, pesquisa pelo nome do programa que você terá alguns vídeos.
Veja, sinta e se emocione. Faz bem!  E depois volta aqui para me contar, ok? Tá combinado?

Até a próxima!
Elaine Cunha



Imagem: site do GNT

8 comentários:

  1. Assisti ontem, pela primeira vez, e chorei bastante. Por que o "chegar e partir " tem sido ingrediente constante em minha vida. Assim como na sua.
    Longe das raízes, visitamos ou somos visitados.
    Fiquei pensando na chegada breve do meu filho e de como seria legal ter a Astrid por perto ;)
    Beijos com nostalgia e sentimento recíproco ao seu!
    RECOMENDO O PROGRAMA! Vale lencinho à mão!
    #ficaadica

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, é como você mesma disse: passou um filminho em minha cabeça... A chegada é aquele friozinho gostoso na barriga, um turbilhão de sentimentos e muitasss expectativas de ambas as partes. Mas e a partida???Ah que aperto no peito, ah que distancia cruel!! Mas uma coisa eu digo, com essas chegadas e partidas, muita coisa se fortaleceu, a saudade me fez aprender muito.

    Beijos e estamos juntas nesse barco, ops, nesse vôo!!

    ResponderExcluir
  3. Chorando já na fala inicial de ASTRID..."mande noticias do mundo de lá, diz quem fica, me dê uma abraço venha me apertar , tô chegando ..."
    Beijos de chegadas e partidas, pois assim é a vida :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou parar de ler o blog, não é todo dia que consigo vir aqui, mas todas as vezes que venho, eu choro!!!
    Eu já vi esse programa e é de dar nó na garganta, de pagar mico mesmo, pois não tem como não chorar.
    O Bruninho tá aqui do meu lado e tá achando um barato as estrelinhas caindo enquanto ele mexe no mouse. Hahahaha...
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa ... eu não conheço o programa.
    Gosto demais do trabalho da Astrid ... já acompanhei alguns de seus programas na TV aberta, depois ela sumiu.
    Vc sabe me dizer o canal que é?Quero assistir também.
    A vida é isso ... cheia de idas e vindas.
    Eternas emoções!
    Lindo seu blog.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Filha,
    Esta é a parte difícil de nossas vidas: "Chegadas e Partidas". Muito em breve estaremos juntas para "aquele abraço" da tão esperada Chegada, que nem quero pensar no momento da Partida.
    É um momento de muita emoção, de chorar aos cântaros, mas tendo a certeza que o AMOR sempre nos unirá, independente da distância.
    Beijos repletos de ansiedade pela CHEGADA.

    ResponderExcluir
  7. Bebeth,

    o programa é no GNT. Vale a pena demais!
    Obrigada pela visita! Volte mais vezes!
    Abraços, Elaine

    ResponderExcluir
  8. Chegadas e partidas!! Existe a emoção do reencontro e a emoção da partida...o abraço a pertado das pessoas amadas, deixando a lembrança maravilhosa dos momentos juntos.

    No vídeo nos mostra a força da perseverança em não desistir dos sonhos...mesmo com dificuldades e impecílios. Sempre acreditar em si,nos seus objetivos e seguir em frente!!

    Amei o vídeo Elaine!
    Beijosss

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha