terça-feira, junho 14

Histórias e mais histórias


Quando vai chegando o final de semana, meus dias ficam muitos agitados.  E com comemoração chegando então? Um corre-corre daqueles!  Tudo porque o Dia dos Namorados estava batendo na porta e quantas "ofertas" espalhadas pela cidade, não foi?

A minha comemoração começou já na quinta-feira. Separei alguns livros para minha sacola mágica. Na sexta, as crianças no hospital ouviram apenas histórias de amor. Eu estava inspirada! Priorizei a história "A Princesa Tiana e o Sapo Gazé que escrevi aqui no Caminhando e Contando para você. Levei também "Pedro e Tina", uma linda história de amizade. E alguns contos de fadas. Tudo iria depender da escolha do meu cliente, ops, da criança.

Entrei num quarto com uma mocinha de 15 anos e um menino com 6 anos. Contei "A Princesa Tiana...". Quando chegou na parte em que o sapo Gazé escondia o seu estilo "Don Juan", eu perguntei se ele sabia quem era. Como disse que não conhecia, eu falei que era um homem paquerador, que lançava seu melhor olhar 43 (baixei meus óculos, olhei diretamente nos olhos dele e fiz um olhar paquerador) e assim, conquistava as mulheres.

Criança é demais! Você não tem nem idéia do que ele fez! Deitado na cama, falou: "Como aquele da novela das 7 que o homem faz assim , né?" Ele estava dançando com os pés na cama. Eu fiquei sem entender, mas insisti em saber. Perguntei nome do personagem. Ele não sabia. Mas dançou com os pés de novo na cama. Até que, depois de muita dança descobri de quem ele estava falando. Você já sabe também? Vitor Valetim, lógico! (Personagem interpretado pelo Murilo Benício, na novela global Ti Ti Ti) Que doce interferência!


A Cristiana (minha companheira de contação de histórias) contou também uma belissíma história, "O Par de Sapatos", do livro "Os Contos da Rua Broca". É um livro que esta na minha lista dos desejos. Nele tem loucas e divertidas histórias criadas por crianças e o autor Pierre Gripari, todos moradores desta rua em Paris, na França. Você conhece esta história? A história narra o amor entre um par de sapato, A Tina e o Nicolau, e suas peripécias para darem seus beijinhos.

No sábado, no curso lá na Biblioteca Hans, o Giba Pedroza nos deu como presente de namorados, a alegria de ouvir esta encantadora história.



Para celebrar o amor com maridão, eu dei ao maridão o livro "Alecrim dourado e outros cheirinhos de amor", do Giba e da Lenice Gomes. No prefácio tem uma definição poética do livro que "traz quadrinhas para os leitores se encantar, enredar-se, envolver-se (...),  em que os versos têm cheiro e cores, alma, surpresas, lembranças de moços enamorados das meninas, cantando com os olhos no chão." Livro muito caprichado e ilustrações belas. Eu viajei em cada estrofe, em cada momento da história. 


E você que as comemorações acabaram? Na na ni na não! 

A Dadá, do blog "Uma Historinha por Dia" lançou um desafio. Ela pediu para escrever uma história de amor num concurso. Eu escrevi a minha.  E foi assim:

Ah, o amor. É engraçado como encontramos nossa cara-metade em momentos tão inesperados. Eu encontrei, ou melhor, cai em cima do meu príncipe. Cena digna de um conto de fadas. Quer saber como foi?

Lá estava eu numa biblioteca fazendo pesquisa de trabalho escolar. Antes de ir embora, precisava guardar os livros na estante. Ao levantar da cadeira e devolver o livro, não vi um rapazinho que estava agachado ao meu lado esquerdo. Ops! Tropecei! Cai por cima dele. Minhas bochechas ruborizaram na hora! Sai correndo da sala, fiz pior que Cinderela ao ouvir as dozes badaladas. Nem olhei para trás! Pedido de desculpas? Nem pensar!

Na mesma semana, ao sair da aula do inglês, tive o prazer de (re)encontrar aquele rapaz. Lá vinha ele descendo as escadas vindo em minha direção. De longe, ele olhou para mim. Meu olhar se encontrou com o dele. Eu, uma mocinha, tímida ao extremo, com livros agarrados contra o peito, e com coração quase pulando pela boca. Sabia que ele iria me abordar. Ele se aproximou de mim, e gentilmente me perguntou se eu havia estado na biblioteca naquele fatídico dia. Pronto, agora não tem mais como negar – pensei. Naquele momento éramos três pessoas: ele, eu e a vergonha. Como foi difícil nosso primeiro encontro! Inesquecível!

Confesso, até hoje quando nos lembramos desta aventura, rimos um bocado. Estamos juntos há 16 anos e (re)afirmo: Tropeçar é a melhor maneira de encontrar o príncipe encantando!

Passa no blog da Dadá, lê as outras e comenta qual a sua preferida! Tenho certeza que você  gostará de todas, mas só pode escolher uma para o prêmio, tá? A minha também esta lá! Se quiser votar, acessa aqui

E assim, eu terminei a minha comemoração do dia 12 de junho, dia dos namorados. Mas, ô, não precisa esperar o próximo ano para dizer a quem você o quanto é especial em sua vida! Afinal, amor é para ser vivido todos os dias não é?

E você, já encontrou seu príncipe ou princesa? Quer me contar como foi? Adoraria saber também! Compartilha comigo vai?! Um pedido assim, você resiste?

Até a próxima!
Elaine Cunha

4 comentários:

  1. Elaine ,ja votei lá..Historinha numero 5,rs
    Espero que ganhe aquele livro maravilhoso,...beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindo post, amiga! E me levou a buscar e reler um pouco da minha história, vou enviar por e-mail.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Gil,

    Obrigada pelo voto na minha história! Deu certo! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Aline, mais uma vez, muito obrigada por compartilhar a sua história!

    Beijos!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha