sexta-feira, junho 24

Hoje é dia de São João!

Mês de junho. Pra mim, é mês de mungunzá (canjica aqui em Sampa), pé-de-moleque, pamonha, canjica (cural) e muito, muito milho cozido e assado na fogueira.

Cresci com a festa junina fazendo parte das celebrações familiares. Quando criança, adorava receber fogos de artifícios de minha avó materna e de meus pais. Adorava brincar com as estrelinhas, peito-de-veia, traque de massa... Falei nordestinês para você? Todos fogos para crianças! Mas o que eu mais gostava mesmo era o vulcão. Até hoje eu gosto! E como eu gostava de participar das festas juninas escolares. Acredito que você tem alguma foto de matuta (o), não tem? Eu tenho sim. Quer ver?




Hoje é um dia muito especial! Hoje é dia de São João! No mês de junho, temos ainda o Santo Antônio (comemorado no dia 13 de junho) e São Pedro (29 de junho). Mas o santo mais popular dos três santos que fazem parte do calendário junino, sem dúvida alguma, é o São João!

A festa é comemorada de formas variadas. Temos quadrilha mas o forró esquenta no nordeste. Existe aquela eterna "briga" de quem tem maior São João do Nordeste: Caruaru (PE) ou Campina Grande (PB)! Até hoje não sei dizer, mas só sei que quem ganha com esta briga boa é a população. Porque tem duas festas maravilhosas para ir. Uma bem pertinho da outra!

Conhece a origem do nome festa junina? A comemoração, como hoje conhecemos, se originou nos países católicos da Europa no século IV e era conhecida como festa joanina, em louvor a São João Batista. A celebração de caráter religioso, em que estão incluídos também São Pedro e Santo Antônio, é resquício da festa da colheita pagã. 

Alguns elementos são bem caraterísticos da festa, como a fogueira. Pelo lado religioso da festa, sabe-se que a fogueira foi acesa por Isabel para avisar a Maria (mãe de Jesus) do nascimento de João Batista. Por isso, costuma ser acesa às 18h, na hora da Ave Maria. Mas também dizem que foi erguida para reverenciar a fertilidade da terra, ganhando, assim,  o poder de espantar as pragas agrícolas.

E os balões? Eles colorem os céus em noite de arraial. Eram usados como  instrumentos de levar os pedidos dos devotos aos céus e a São João. Mas você sabe que soltar balão é pergioso e foi proibido, não é?

Durante as festas juninas tem também as simpatias. Quando criança, eu fiz também, lógico. Bom, a única que deu certo foi a do pingo da vela  num prato branco para saber letra o amado. Você quer conhecer algumas simpatias? Visite aqui.

E para alegrar ainda mais a festa junina. Vamos ouvir um conto de Santo Antonio Casamenteiro, narrado pelo Giba Pedroza?



É... Festa Junina! Sinto falta da alegria, da cidade decorada com banderolas, assistir apresentações das quadrilhas, ver um forrozinho (eu não gosto de dançar!)... Mas a única coisa que não sinto falta, não sinto mesmo, é da fogueira! Andar pela cidade esfumaçada é horrível!

Ah, navegando pelo youtube, não é que encontrei um canal da terrinha maravilhoso. Só forró do bom e do melhor. Confere aqui.

Bom São João a todos!

Até a próxima!
Elaine Cunha

5 comentários:

  1. Bem animadinho aqui! Bom S.João pra ti! beijs,chica

    ResponderExcluir
  2. Esta foto tá demais!!! A-MEI!!!! :-)

    Beijos mil, Dadá

    http://umahistorinhapordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Belo blog! Adorei!
    Um São João de paz e sorrisos pra ti, querida!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eita que o São João tá muito bom,rs
    Laine querida, que bom que falou na minha terrinha,Campina Grande,nem precisa dizer que neste impasse do Melhor São João do Mundo, Campina vence sem duvida alguma,kkkkkkkkkkkk
    Bela foto de recordação,uma fofura
    Agora vou assistir ao video......bgeijooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Marinha, bem vinda ao Caminhando e Contando.
    Espero que seu São João tenha sido muito bom!

    Abraços, Elaine

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha