segunda-feira, junho 20

Objetos viram histórias?

No mundo encantado do contar histórias existe um universo grandioso de possibilidades. Contar histórias com músicas, cantiga de rodas, trava-línguas, fantoches, sombra... e por que não contar histórias com objetos?

Pensando nesta proposta de contar histórias com objetos que eu me inscrevi no curso realizado pelo Centro Cultural São Paulo na semana passada com a Kelly Orasi. Foram três encontros muito bons.

O curso teve como objetivo "explorar as possibilidades de manipulação, significação e resignificação dos objetos cotidianos. Como eles podem contar histórias, assumir "personalidades" e reinventar utilidades? Os encontros são destinados a professores de todos os níveis de ensino e estão divididos em três temas: 1. O objeto - sua carga de significados e sua carga ancestral; 2. Reinventando funcionalidades, criando histórias e personagens; 3. O objeto como expressão de um conceito."

Incluir um objeto na história de uma maneira pensada foi bem diferente. Deparei-me com alguns questionamentos:
- Por que eu quero usar objeto na história? 
- Qual a justificativa dele na cena? 
- Como o objeto entra e sai da história?
- Ele favorece o que quero dizer?
- Será que ele desvia a atenção da história?
- Tento usar objeto como muleta?

Ao pensar neste e mais alguns outros pontos, lembrei-me de uma frase que a Kelly falou no curso:

"O objeto dar o impulso a imaginação. 
E quem completa a história (imagem mental) é quem ouve."

Quer ver como isso é possivel?
Que tal ouvir a história "O Sapo e a Cobra" contada pela a Kelly Orasi no Quintal da Cultura? 

Observa a manipulação, os gestos dos objetos, movimentos. Tá bom! Tá bom! Eu paro de escrever para você ir ao vídeo.


O que você achou da história? Sua opinião é importante para mim!


Durante a oficina, tivemos momentos mágicos. Levamos 5 objetos comuns e 1 objeto que contasse uma história pessoal. Meu objeto escolhido foi ... tic tac tic tac ... Ah, um dos filhotes de york que tenho na versão miniatura!


Em roda, cada participante contou a sua história com aquele objeto. Pude observar a carga significativa tão ampla que cada pessoa dá ao seu objeto. Eu contei como eu ganhei os meus filhotes e a presença importante deles na minha vida. 

Depois juntamos todos os outros objetos e contamos histórias com eles também. A oferta era tanta que foi difícil escolher alguns objetos. Olha aqui: 



Você nem imagina as loucas histórias que surgiram. Eu me senti em um teatro mudo! No começo não podíamos incluir texto, apenas onomatopéias! Só no ultimo dia que incluimos algum texto! Tudo para pensar no que o objeto traz para a história. Suas características, suas formas são sempre dicas da personalidade do personagem.

Quando eu penso na possibilidade de histórias que um único objeto pode me contar... É bom demais! Só precisa colocar poesia!

A Kelly mostrou também um vídeo do espetáculo "Mulheres" onde ela narra histórias com objetos para o público mais grandinho. Um lenço azul vira o famoso personagem "Barba Azul". Talheres se transformam na "Mulher Esqueleto". Ah, os objetos viram personagens na nossa frente. Eu confesso, ao olhar novamente para um lenço azul, eu verei aquele homem mau!

Se tiver tempinho para ver, acessa aqui.

E aqui o grupo inspirado pelo Kelly Orasi!



Até a próxima!
Elaine Cunha

6 comentários:

  1. como sempre acompanho e curto TUDO.....beijo amiga

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine.
    Vim lá do blog da Beta. Admiro muito, pessoas que trabalham em prol dos necessitados. Eu agora ñ estou em nenhum grupo, mas trabalhei mais de 20 anos com adultos, jovens e crianças aqui onde moro, RS. Sei das dificuldades que é encontrada e da necessidade permanente de se estar envolvida na busca de apoio e ajuda. Sempre que posso ajudo por aqui. Sei que vc receberá bastante ajuda pois nosso Brasil tem espírito solidário. Força e Luz pra vc. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Esplendor da Criação
    Seja bem vinda ao Caminhando e Contando!

    Obrigada por divulgar a campanha. Fico muito agracedica!

    Beijocas, Elaine Cunha

    ResponderExcluir
  4. Amei querida, parabéns. Sou amante da contação de história.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei este blog, sou professora de uma escola de Rolim de Moura-RO e nós estamos formando um grupo de contadores.Nos encontros nós estudamos algumas técnicas, recursos e contamos histórias umas para as outras e também para nossos alunos.
    Parabéns e obrigado pela contribuição.
    Prof. Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Prof. Verônica!
      Seja bem vinda ao Caminhando.

      Se desejar, escreva-me e trocamos figurinhas rs.
      Abraços, Elaine Cunha

      Excluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha