quarta-feira, abril 18

Relíquias da Infância

Você sabe por que hoje, 18 de abril, comemora-se Dia do Livro Infantil? É a data de nascimento do Monteiro Lobato. Nosso grande escritor que criou inúmeros personagens que até hoje estão no nosso imaginário. Quem não se lembra das travessuras da Emília? 

E ontem, na página do Caminhando no Facebook, comentei que estava ouvindo a Coleção Disquinho. Eu gosto desta coleção exatamente porque, na infância da crianças da minha década, eram estes discos que reinavam. Era como se eles fossem os  "primeiros livros" que tivemos contato. E comentário vai.. comentário vem... A conversa rendeu uma linda recordação da amiga Sandra Torres. Plinc! Como passe de mágica, convidei-a para compartilhar aqui conosco. E ela aceitou meu convite, na hora!  Quer ver só o que ela me escreveu? 

Com vocês, Sandra Torres.

A pedido de minha amiga Elaine, do qual tenho minha grande admiração, começo aqui com lágrimas nos olhos – Eu confesso!!!  – O que me faz recordar as épocas das histórias da Coleção   Disquinho!!!

Hj com quase meus 40 anos, não abro mão da minha coleção disquinhos e minha vitrolinha Philips 133. Esses objetos me rementem tempos de infância que nunca foram esquecidos.


Eu como sempre, fui uma menina moleca, gostava muito era de brincar com bolinhas de gude, pular corda entre outros..., mas quando ganhei a minha vitrolinha e meus disquinhos foi minha paixão eterna. Primeira, claro!!! Eu fiquei facinada pelos disquinhos. Afinal de contas eles eram coloridos e isso me encantava, nem tinha noção do que era. rs!!


Quando meu pai montou a vitrolinha no meio da sala e eu vi que ao colocar o disquinho  dele saía  histórias, meus olhos pretos se arregalaram e brilharam mais do que o normal. Fiquei fascinada, mais ainda quando percebi que podia levar para onde eu fosse.


Meu local predileto da casa era a sala, distribuía os discos no chão e escolhia pela cor!!!


Quantas saudades!!! 

Como toda criança danada, além de escutar as histórias, ficava olhando o centro rodando e colocava pequenos brinquedos para rodar junto.


A história que mais gostava era o “Pedro e o Lobo”, eu gostava, porque ele tinha um ar de mistério e mostrava diferentes sons de instrumentos para descrever os personagens. Minha imaginação ia longe! Quando tinha o som do lobo eu ficava encolhida, era muito real dentro da minha cabeça.


O mais legal de ter esses discos e suas histórias é que me proporcionou um contato com a imaginação e criação sem ao menos saber escrever. A cada disco que ganhava, era uma cor que eu aprendia e uma história nova para imaginar.


Ainda hoje me lembro quando um deles ficou no carro de meu pai e derreteu!! Ai, ai, foi uma tristeza só. Como eu chorei!! Esse eu também tenho guardado!!!


Outro que também tinha, aliás ainda tenho, era o da "Lebre e da Tartaruga".  Tanto que até hoje adoro tartarugas!!!!


Enfim, se deixar conto todos os fatos que recordam a infância com esses disquinhos. Eu só posso afirmar, que a melhor coisa que uma pessoa pode fazer para uma criança é o contato com as histórias, porque histórias te passam mensagens e até lições que se agregam a sua vida eternamente.
 Na minha vida ficou a saudades da infância saudável e os gostos pela arte e cultura!!!!



Sandra Torres
Sou Designer Gráfico formada pelo Senai e atualmente trabalho como freelance em trabalhos Gráficos como folhetos, cartões, tratamentos de imagem, entre outros.
Como sou apaixonada por arte, também tenho sociedade (sócia Nilza Cristina)  em uma loja virtual chamada Toks de Arte , onde trabalho  principalmente em marketing e redes sociais, além de criação.
Você pode encontrar a Sandra nos endereços: 
Site profissional: www.sandratorres.com.br, para trabalhos gráficos.
Site da Loja: toksdearte.elo7.com.br, para trabalhos manuais e digitais



Sabe, muitas leitores vorazes começaram ainda quando crianças. Então, nós adultos temos que incentivar sempre. Presenteie uma criança com um livro. Incentive. Leia com ela. Deixe-a livre para experimentar a magia do livro.

"Um país se faz com homens e livros"
Monteiro Lobato

Até a próxima!
Elaine Cunha

8 comentários:

  1. Que relato lindo o da Sandra!
    Senti-me um pouco representada por ela.
    Adorava a coleção Disquinhos. Achei fascinante o fato dela ainda ter os exemplares da época, sem dúvidas, relíquias de momentos felizes e de descobertas que ela descreveu. E a vitrola? Que linda! :)
    Confesso que meu medo do Lobo Mau fez com que eu partisse, em dois, o disquinho da Chapeuzinho Vermelho. Fiquei tããããão aliviada, na época...hoje,sorrio ao lembrar de tamanha "inocência"...
    Beijos e boas recordações,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. kkkk Eu era danada mesmo kkk tinha medo, mas continuava escutando.
    Era facinada!!!

    ResponderExcluir
  3. Laine,
    Adorei o relato e me identifiquei com a Sandra, não pelos disquinhos mas pelas traquinagens como bolas de gude, pular corda, jogar futebol com meus primos e por aí vai. Parabéns à você Sandra!, que possui boas recordações da infância, diferente das crianças de hoje.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Realmente!!
    Curti tudo, bolinha de gude, peão, bambolê, io-iô, jogo de taco, amarelinha, corda, patins e assim vai kk
    Muito bom, criançada de agora não curte nada!!!

    ResponderExcluir
  5. Aline
    Saudades de você aqui no blog, viu?!
    Fiquei imaginando sua carinha ao quebrar o vinil e se sentir alividada!
    Bjos, Elaine

    ResponderExcluir
  6. Sandra,
    você foi ainda mais moleca, hein?

    Acho que não fazem mais brincadeiras como antigamente!
    Bons tempos!
    Bjos, Elaine

    ResponderExcluir
  7. Que bom entrar para conhecer um Blog
    e ver que tem coisas lindas por aqui
    Adorei tudo e voltarei mais vezes
    Belo texto gostei mesmo
    Abraços com carinho Rita!!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Rita, muito obrigada pela sua visita e seu carinho.
    Entre e fique a vontade por aqui.
    Volte mais vezes, sim!

    Até a próxima!
    Elaine

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha