quarta-feira, agosto 15

Contos de Fadas Contribuem ou não?


CAMINHANDO COM Cristiane Takemoto
 
Afinal, os Contos de Fadas Contribuem ou não para o Desenvolvimento das Crianças?



Olá pessoal! Estamos aqui para mais uma conversa sobre as narrativas orais.
Em nosso primeiro encontro aqui no Caminhando e Contando, comentei que desde sempre sou apaixonada por Contos de Fadas e por tudo que se relaciona ao tema. Tal interesse me leva a incursões por diferentes fontes de informação. Livros que abordam o assunto cientificamente e produções acadêmicas como teses e dissertações são a base de minhas pesquisas todavia procuro manter a ‘cabeça aberta’ e me interesso pelas mais distintas referências.
Nesses tempos de pós-modernidade líquida*, onde tudo é fluido e rápido, o espaço virtual tem se configurado em terreno fértil não apenas para divulgação de material de trabalhos como também de interação entre diferentes pontos de vista e construção de possíveis parcerias. Ou não.
Neste amplo universo de investigação, nada deve ser excluído, pois ainda que haja divergência, se ampliam as possibilidades de aprendizagem. Foi assim que, em um recente tour por blogs que tratam do assunto, encontrei a curiosa entrevista que trago hoje. Acho que ela pode nos ajudar a refletir sobre nossa postura frente às tradicionais narrativas orais, contribuindo para a construção de uma visão crítica sobre a literatura maravilhosa e de um posicionamento bem fundamentado.

A referida entrevista foi publicada em 29/06/2010 na webpage da Folha de São Paulo e também pode ser encontrada aqui no endereço  e, antes de iniciar o nosso diálogo a partir dela, considero de extrema importância esclarecer alguns aspectos:

Primeiro, gostaria de deixar explícito meu respeito ao entrevistado e ao direito que ele ou qualquer pessoa tem de ter sua própria opinião sobre qualquer assunto, inclusive sobre os Contos de Fadas. Nesse caso em especial, a julgar por suas credenciais e respostas, o entrevistado demonstra competência para discutir o assunto e seus argumentos serão tomados como objeto de reflexão sobre o tema.
Segundo, como não conheço pessoalmente nem entrevistador nem entrevistado, lembro ao leitor que esta matéria foi veiculada em uma mídia de ampla circulação sendo, portanto, um conteúdo público, daí a importância de analisarmos as colocações relacionadas aos Contos de Fadas e pontuarmos os aspectos coincidentes e divergentes da nossa perspectiva, ocupando aqui o lugar de interlocução, após as respostas do entrevistado, grafada em azul e indicadas pelo CT.
Esclarecimentos feitos, vamos então à matéria!
*Para conhecer essa terminologia e sua perspectiva sobre a atualidade, leia Zygmunt Bauman.




*
Folha - Para o senhor, contos de fadas não são benéficos?
Zenon Lotufo Jr. - Um dos problemas é que se generaliza, como se qualquer dessas histórias tivesse papel positivo. Muitas levam ao conformismo, usam o medo como forma de dominação e apresentam crueldades incríveis.
CT - Curiosa esta posição: conformismo, dominação e crueldade. Na minha visão, exatamente por não se conformar, a Branca de Neve foge, a Cinderela chora, a Chapeuzinho desobedece e a Bela Adormecida mergulha em um sono depressivo. O que é válido lembrar é que nem todas as pessoas reagem da mesma maneira. Entendo que se conformar é ficar alienado e agir como se a situação fosse satisfatória e não percebo esse tipo de postura nos personagens dos contos.  A atmosfera romântica dos contos não significa necessariamente conformismo, mas sim um recurso literário de construção do contexto e da identidade do leitor/ouvinte  com os personagens.
Quanto à dominação e crueldade, esses são temas bem atuais. Partidos políticos dominam as massas com seus discursos demagogos e assistencialismo, a mídia impõe hábitos e necessidades fúteis e multidões sucumbem ao individualismo galopante. Vivemos em um tempo em que serial killers e canibais se fazem presentes em diferentes países, sem falarmos da crueldade sistemática do atendimento à saúde pública e da fome nos países menos desenvolvidos. Tudo bem real!
Considerando-se a diferença entre a realidade medieval europeia e o contexto de vida em pleno mundo globalizado, o leitor/ouvinte dos contos é apenas preparado para conviver e superar as agruras da vida. Tudo bastante crível.
Até as versões "suavizadas"?
Os contos de fadas sempre foram adaptados às características de cada época. Os irmãos Grimm fizeram isso. Mas há autores que dizem que eles domesticaram os contos, que deveriam voltar a ser como eram. E eram muito cruéis. Não há provas de que a criança se beneficie disso. Esses contos surgiram em uma cultura em que o medo era moeda corrente. Todo mundo vivia com medo.
CT - Aqui, gostaria de destacar três pontos:
1.    O que o entrevistado coloca como “domesticaram os contos”, entendo como adaptações naturais ao processo de evolução da vida em sociedade. A meu ver, tais adaptações preservam a essência das histórias e as tornam pertinentes aos diferentes costumes de cada época. O pouco que talvez pudesse ser perdido nessa prática é automaticamente resgatado pela longevidade dos contos. Ou seja: se por um lado, algumas passagens são alteradas ou omitidas, por outro, o simples fato das histórias continuarem acessíveis remete os interessados às versões originais.
2.    As provas vão depender da fundamentação teórica e das convicções de cada um. Quem pesquisa e busca estudos sobre o tema, vai perceber que as crianças que interagem com as histórias tem maior desenvoltura em diversas áreas. Linguística, psicoafetiva, cognitiva, sociocultural e em muitos outros aspectos. No final desse estudo, o leitor poderá encontrar uma ampla lista de autores que oferecem e reiteram as comprovações dos benefícios das narrativas de contos de Fadas para as crianças. Mas há quem não admita tais comprovações.
3.    A cultura do medo foi típica apenas de uma época? E o que se pode dizer sobre o nazismo, a guerra fria, a repressão em países com ditadura, a violência gerada pelo tráfico, as milhares de guerras e guerrilhas, o ataque de 11 de setembro, desastres e catástrofes, a violência contra mulheres e crianças e todo tipo de abuso que sempre existiu e continuará existindo? O medo é uma sensação reativa e natural aos estímulos que podem ameaçar o indivíduo, fazendo com que ele fique em estado de alerta. É um elemento importante para que se reconheça os limites e para que se possa evitar situações de perigo.  Ele é inevitável e, dentro da normalidade, lidar com o medo gera autoconhecimento e fortalecimento da personalidade da criança.
Hoje, também vivemos com medo...Sem dúvida, mas é diferente pensar na Europa dos séculos 13 ao 18, com a cultura da culpabilização por meio da religião, as pestes, as guerras, a fome. Os contos de fadas de que estamos falando surgiram nesse contexto e em grande medida reforçavam esse medo para manter a obediência das pessoas. Em geral, culpavam as mulheres e as crianças (quando eram curiosas e desobedientes) pelos problemas.
CT - Concordo que os cenários são diferentes, mas se por um lado antigamente havia culpabilização pela fome, transmissão de doenças, etc, hoje nossas crianças convivem com muitas pressões: desde muito cedo precisam aprender a lidar com a necessidade de serem ótimos alunos, para se encaixarem em “medidinhas certas”, para serem vitoriosos nos esportes e por aí vai. E quando o resultado não corresponde à expectativa? O que acontece? Frustração e culpabilização de alguém! Isso porque não estamos falando de famílias com situações de alcoolismo, violência doméstica e tantos outros problemas de difícil solução. Ainda assim, é preciso acreditar que é possível superar as dificuldades. Além disso, os contos oferecem as crianças o ambiente ideal para vivenciar seus medos e aliviar as tensões sem correr riscos.
O fato de ter sempre um final feliz não é positivo?
A mulher e a criança raramente têm um papel ativo no final feliz. Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela são salvas magicamente. Essa passividade das heroínas tem uma mensagem clara: quem é boazinha, submissa, vai ser salva por um príncipe.
CT – Interessante essa colocação. Muitos estudiosos das narrativas de contos de fadas são unânimes em afirmar que, na maioria das histórias, toda a trama é travada entre os personagens femininos: são sempre as filhas, esposas e cuidadoras que se tornam fadas ou bruxas, que sofrem e lutam. As mulheres e crianças dos contos é que enfrentam feras e megeras para conquistar o que lhes é devido. Com exceção do Príncipe Felipe, que luta com o dragão para salvar a bela princesa Aurora, os demais são meros coadjuvantes que chegam no final da história e levam os louros. Não muito diferentes de muitas famílias onde as mulheres assumem o papel de provedoras. Por outro lado, os contos estimulam a criança a acreditar que assim como cruzará com adversários, também encontrará companheiros em sua jornada.
Então não seriam histórias para as crianças de hoje?
As histórias estão aí, ninguém vai suprimir isso. Mas é importante que o adulto que conta a história discuta esses aspectos com as crianças. Outra coisa importante é pensar se são adequadas à idade. Criança muito pequena pode ficar apavorada e não vai entender uma explicação que as contextualize.
CT – Nesse ponto, concordo totalmente com o entrevistado. Ao contar a história, nada impede que o interlocutor ajude a criança a refletir sobre a história, desenvolvendo um olhar crítico-construtivo. O italiano Gianni Rodari diz que é um bom exercício perguntar a criança “e se” ao final da história, levando-a a construir outras possíveis trajetórias para os personagens da trama. Narrativas atuais, como Chapeuzinho Amarelo, Shrek e Até as Princesas Soltam Pum brincam com os enredos mais antigos e estimulam atitudes críticas tanto em relação à literatura quanto à realidade.
Quanto à adequação a idade, pesquisadores ao redor do mundo estudam exaustivamente as narrativas e a opinião geral é que a criança escolhe a história com a qual se identifica de acordo com suas demandas pessoais: fragilidades edipianas tendem a se identificar com Branca de Neve, conflitos fraternos, com Cinderela e assim por diante, daí a importância de deixa-la à vontade. Na hora de escolher a versão a ser apresentada, aí sim é importante escolher uma abordagem mais pertinente ao leitor/ouvinte, evitando versões descaracterizadas ou com linguagem inadequada.  Além de levar em consideração as características da edição, a idade e a maturidade, é preciso bom senso do adulto para proporcionar a criança uma experiência construtiva.
Há entre essas histórias as que podem ser benéficas?
Algumas têm uma mensagem claramente positiva. O "Patinho Feio", por exemplo, mostra alguém que é maltratado porque pertence a outro grupo, ajuda a entender o problema da discriminação.
CT – Curiosa essa perspectivas. O Patinho Feio é uma história de autoria de Hans Christian Andersen, portanto não é originalmente um Conto de Fadas, embora seja considerado como tal pelo senso comum. É uma história que oferece a possibilidade de se falar de preconceito, discriminação, exclusão e bullying, mas é preciso estar atento ao fato que pessoas com deficiências ou características que a façam sentir estigmatizadas não são exatamente de “outro grupo” de gente nem tampouco se transformarão maravilhosamente em seus modelos de perfeição. De certa forma, é preciso ter cuidado com essa história para não reforçar padrões estéticos e valores retrógrados. É importante que o leitor/ouvinte se aceite como é, que encontre maneiras criativas de superação das próprias limitações e que se sinta bem assim. Esse sim seria um final feliz.
Os contos podem ajudar a criança a elaborar os próprios medos, como perder a mãe ou ser abandonada?
Não há comprovação de que os contos tenham essa função e de que as crianças gostam deles por isso.
CT – Bem, em nossos encontros aqui no Caminhando, já falamos sobre isso. Em geral, todas as crianças que conhecem os contos de fadas gostam e é isso que mantém vivo essas narrativas através dos séculos. É por isso que os contos são sempre sucesso garantido!
Sobre a comprovação, ela me parece mais uma posição ideológica: quem acha que não, vai sempre encontrar justificativas para tal e quem acha que sim, se respalda em todas as pesquisas e trabalhos científicos que mostram que o quanto os contos podem ajudar o sujeito no movimento catártico de liberação das angústias e conflitos.
O leitor interessado nessa discussão, deve pesquisar, ler mais sobre o assunto e formar a própria opinião. Sugiro: Bettelheim, Amarilha, Cavalcanti, Èstes, Cashdan, Radino, Rojo e Zilberman, para citar apenas alguns. No final, disponibilizo algumas referências bibliográficas que fundamentam a discussão sobre o assunto.
E por que continuam fazendo sucesso e atraindo tanto as crianças?
Eu não sei se eles atraem mais as crianças ou os pais. Sempre foram usados como um meio de levar à obediência: não discuta, é assim mesmo. A Chapeuzinho Vermelho é curiosa e desobediente, por isso se dá mal.
CT – Com todo respeito ao entrevistado, discordo totalmente dessa resposta. Quando uma criança de três anos pede seguidas vezes para ouvir a mesma história, ela o faz investida das próprias emoções. Não adianta um adulto oferecer outra história. Ela só aceitará outra narrativa quando e se estabelecer com os personagens uma relação. Sobre o fato de alguns pais embarcarem na fantasia, é preciso lembrar que eles também foram criança e, embora todos tenham ultrapassado a idade cronológica da infância, muitos adultos tem questões emocionais mal resolvidas. Nesses casos, os contos ajudam também aos adultos.
Sobre a obediência, recorro ao desenvolvimento do juízo moral conforme Piaget e chamo a atenção do leitor para as orientações de Celso Antunes, Tânia Zagury, Içami Tiba entre outros. Em tempos modernos, se convencionou a crítica aos limites e valores morais sem se dar conta dos riscos da permissividade e dos excessos. As crianças tem sim que aprender a obedecer, pois na vida real isso é fundamental. O que aconteceria em nossas cidades se as pessoas não obedecessem aos sinais de trânsito e não pagassem os impostos conforme estabelecido? A vida em sociedade implica em direitos e deveres, ou seja, em obedecer às regras e convenções sociais, sem as quais o convívio seria insuportável! Os contos também contribuem nesses aspectos.
Em sua opinião, esses contos não cabem na cultural atual?
Tanto esses contos como muitos super-heróis modernos passam a ideia de um bem completo e um mal completo. Não acho que essa visão maniqueísta faça bem. De uma forma geral, havendo alternativa de uma coisa mais saudável e até mais "contracultural", acho melhor para a criança.
CT – Não entendi o que seria exatamente uma literatura “contracultural” para crianças e de como ela seria “mais saudável”. Sobre o maniqueísmo, concordo que ele está presente neste gênero narrativo e acredito que deve ser observado como estereótipos a serem questionados e desmistificados. Por outro lado, ele possibilita o alívio emocional,  ajuda principalmente  a criança pré-operacional a organizar suas ideias e sentimentos e a separar mentalmente e que vale a pena nessa vida e o que deve ser evitado.

Seria o caso de um filme como "Shrek", em que os personagens típicos dos contos de fada aparecem em papéis invertidos em relação aos "bons" e aos "maus"?
Pode ser. O ogro sempre foi o mal e é apresentado de outra forma, como herói. Isso é uma forma interessante de abordar o assunto.
CT – Aqui eu concordo totalmente com o entrevistado e sugiro que isso seja feito com todas as histórias, em uma conversa sobre os personagens, o enredo e diferentes contextos que se identificam com a trama. Muitos livros já trazem histórias assim, com papeis invertidos e até criando novos enredos como no caso de “O Fantástico Mistério de Feiurinha” (BANDEIRA, P.), "Os Três Porquinhos Malcriados e o Lobo Bom" (PICHON, L.) e tantos outros.
É preciso, prezados leitores, que se entenda que as narrativas de Contos de Fadas são histórias contadas em uma linguagem simbólica que acessa o inconsciente do sujeito, estabelece uma identidade entre ele e seus personagens e o ajuda a harmonizar conflitos e superar limitações. Essas histórias são um poderoso instrumento catártico, permitindo a crianças de todas as idades o direito de sentir medo, raiva tristeza e felicidade.
Gênero literário muito antigo, os contos são mais que historinhas. Eles funcionam como uma diferente dimensão da realidade, chamada por RADINO (2003) de realidade psíquica. Esse é mais um motivo que explica sua chegada aos dias atuais com o mesmo vigor dos tempos medievais, quando não existia TV, PC, DVD e outros recursos moderníssimos.
Enfim, podemos concluir com segurança que os contos não só contribuem para o desenvolvimento sócio-afetivo e cultural das crianças como se constituem nas bases para o desenvolvimento dos processos cognitivos e de aprendizagem da leitura e escrita além de proporcionarem encantadores momentos de interação. E você? Qual a sua opinião? Precisa de mais informação? Quer conhecer outras ideias? Então corra para as referências logo aí abaixo e tire suas próprias conclusões!
Mais uma vez, foi muito bom ter estado aqui no Caminhando e Contando e poder conversar com vocês sobre as maravilhosas narrativas de Contos de Fadas. Não vou me despedir porque estarei sempre por aqui e em breve retomaremos nosso diálogo sobre esse tema fantástico.
Um abraço carinhoso e ...até a próxima!

 



Cristiane Takemoto 
Fonoaudióloga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com formação em Psicanálise Clínica e Mestrado em Linguística. 




 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:

ABRAMOVICH, Fanny.   Literatura infantil – gostosuras e bobices.   São Paulo: Scipione, 1997.
_________. O mito da infância feliz.   São Paulo: Summus, 1983.
AGUIAR, João Serapião.   Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola.    São Paulo: Papirus, 1998.
AIMARD, Paulie.  O surgimento da linguagem na criança.   Porto Alegre: Artmed. 1998.
AMARILHA, Marly.   Estão mortas as fadas?   Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997.
ANTUNES, Celso.  Jogos para bem falar  São Paulo: Papirus, 2003-a.
_________. O jogo e a educação infantil.   Rio de Janeiro: Vozes, 2003-b.
_________.  Relações interpessoais e auto-estima. Rio de Janeiro: Vozes, 2003-c.
_________, A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos doze anos.   Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
_________. A inteligência emocional na construção do novo eu. Petrópolis: Vozes,1997.
_________.  Educação Infantil.   Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
_________.  Glossário para educadores.   Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
_________.  Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis: Vozes, 2001.
ARIÈS, Philippe.   História da vida privada 3: da renascença ao século das luzes.   São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
_________.   História social da criança e da família.   Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ANDERSEN, Hans Christian.  Os mais belos contos de Andersen.  São Paulo: Editora Moderna, 2008.
BACCEGA, Maria Aparecida.  A palavra e o discurso.   São Paulo: Ed. Ática, 1995.
BACHA, Márcia.   A arte de formar: o feminino, o infantil e o epistemológico.  Petrópolis: Vozes, 2002.
BAKHTIN, Mikhail.   Estética da criação verbal.   São Paulo: Martins Fontes, 1992.
_________. Marxismo e filosofia da linguagem.    São Paulo: Hucitec, 1979.
_________. O discurso na vida e o discurso na arte.  Revista Zvezda, nº 6, 1926.
_________. Questões de literatura e de estética – A teoria do romance.   São Paulo: Hucitec, 2002.
BANDEIRA, Pedro.   O fantástico mistério de Feiurinha.   São Paulo: FTD, 1999.
BEATRICE, Lorreine; LAURINDO, Roseméri. Contos de fadas na publicidade: magia e persuasão. Blumenau: Edifurb, 2009.
BRENMAN, Ilan e ZILBERMAN, Ionit. Até as Princesas Soltam Pum. São Paulo: Martins Fontes: 2008.
BETTELHEIM, Bruno.  A psicanálise dos contos de fadas.   Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
_________.  Na terra das fadas: análise dos personagens femininos.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
BRITO, Carlo A.   O universo das narrativas.   Dissertação de mestrado   PUC/SP ,  1996.
BRUNNER, Reinhard.    Dicionário de Psicopedagogia e psicologia educacional.   Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
BUSATTO, Cléo.   Contar & encantar: Pequenos segredos da narrativa.   Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CAMPOS, Dinah. O teste do desenho como diagnóstico da personalidade.   Rio de Janeiro: Vozes, 1974.
CAMPOS, Maria Malta. Questões sobre a formação de professores para crianças pequenas in Revista Presença Pedagógica v.9, n.50, p.38 Belo Horizonte: Editora Dimensão, 2003.
     _________.  Creches e pré-escola no Brasil.  São Paulo: Cortez,1995
CASHDAN, Sheldon.   Os sete pecados capitais nos contos de fadas. Rio de Janeiro: Campus: 2000.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da Literatura Infantil.  São Paulo: Paulus, 2002.
CARVALHO, José Augusto.   Discurso e narração.   Vitória: UFES, 1995.
CESARINO, Antonio  in  ABRAMOVICH, F.  O mito da infância feliz.   São Paulo: Summus, 1983.
COELHO, Betty.   Contar histórias, uma arte sem idade.   São Paulo: Ática, 1998.
COELHO, Nelly N. Literatura infantil – Teoria, análise, didática.  São Paulo: Ed. Ática: 1997.
__________. Panorama histórico da literatura infantil.  São Paulo: Ed. Ática:1991.
__________ .  O conto de fadas.  São Paulo: Editora Ática: 1987.
COLL, César.  Desenvolvimento psicológico e educação.  Porto Alegre: Artmed, 2004.
CORACINI, M. José.   Discurso e sociedade - Práticas em análise do discurso.   RS: EDUCAT, 2001.
CORAZZA, Sandra.   Infância e educação – Era uma vez ... quer que conte outra vez?   Petrópolis: Vozes, 2002.
COSTA, Maria Luiza.   Piaget e a intervenção psicopedagógica.   São Paulo: Olho d’água, 2001.
COUTINHO, Marília L.   Práticas de Leitura na alfabetização de crianças.  Dissertação de Mestrado.   Recife: UFPE, 2004.
CRAIDY, Carmem.    O educador de todos os dias: convivendo com crianças de 0 a 6 anos.   Porto Alegre: Meditação, 2001.
CUBERES, Maria Teresa G. Entre fraldas e letras. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
DAHLET, Patrick  in  PARLATO, Érika  O sujeito entre a língua e a linguagem.  São Paulo: Lovise, 1997.
DAVINI, Juliana.   Psicanálise e educação: em busca das tessituras grupais  São Paulo: Espaço Pedagógico, 1998.
DOLTO, Fraçoise Tudo é linguagem.  São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DOR, Jöel   Introdução ao estudo de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
DOWLIG, Colete.   Complexo de Cinderela.   São Paulo: Melhoramentos, 1981.
DI LEO, Joseph.   A interpretação do desenho infantil.   Alegre: Artes Médicas, 1985.
ECO, Umberto.  Obra aberta.  São Paulo, Perspectiva, 1968.
EIMAS,  in  PEREIRA, Miguel  Desenvolvimento psicológico e educação  Porto Alegre: Artmed, 2004.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com lobos e histórias do arquétipo da mulher selvagem.   Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FERNANDES, Dirce.   A literatura infantil.   São Paulo: Loyola, 2003.
FERNANDEZ, Alicia.  A inteligência aprisionada.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
________ .   A mulher escondida na professora.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
      ________ ,   Os idiomas do aprendente.  Porto Alegre: Artes Médicas, 2001
      ________ , O saber em jogo.   Porto Alegre: Artes Médicas, 2001
      FERREIRO, Emilia.   Alfabetização em processo.   São Paulo: Cortez,  1986.
      ________ ,    Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita.   Porto  Alegre:  
      Artmed, 2003.
     FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto  Alegre:  
     Artmed, 1996.
FIORIN, José Luiz.   Linguagem e ideologia.   São Paulo:  Ed. Ática, 1998.
FRANÇOISE, Fredèric.   Práticas do Oral.   Carapicuíba: Pró-fono, 1996.
FRANZ, Marie-Louise Von.   A interpretação dos contos de fada.   São Paulo: Paulus,1990.
________.   A sombra e o mal nos contos de fadas.   São Paulo: Paulinas,1985.
FREIRE, Madalena.   Modelo, imitação e processo de formação in DAVINI,1998.
FREIRE, Paulo.   Pedagogia da Autonomia.   São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria Teresa.   Vygotsky e Bakhtin.  São Paulo: Ática,2002.
FRIEDMANN, Adriana.  O universo simbólico da criança.  Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
GAARDER, Joster.   O mundo de Sofia.   São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GARDNER, Howard.  A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ajudá-la.   Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GAGLIARDI, Eliana.  Trabalhos com gêneros do discurso – Contos de Fadas.  São Paulo: FTD, 2001.
GILLIG, Jean-Marie.   O conto na psicopedagogia.   Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GRIMM, Jacob e Wilhelm.   Contos de Grimm vol. 1 e 2   PA: L&PM, 2001.
HELD, Jacqueline.  O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica.   São Paulo: Summus, 1980.
JOBIM E SOUZA, Solange.   Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.   São Paulo: Papirus, 1994.
JOSÉ, Elisabete.   Problemas de aprendizagem.   São Paulo: Ática, 1989.
JUNG, Carl Gustav.   Símbolos de trasformation.   Buenos Aires: Paidós, 1962.
KAMII, Constance.  Jogos em grupo na educação infantil.  São Paulo:Trajetória Cultural, 1991
_________. Piaget para a educação pré-escolar.  Porto Alegre:Artes Médicas,1991
KOCH, Ingedore.   A interação pela linguagem.   São Paulo: Contexto, 2003.
KRAMER, Sonia.  Profissionais de educação infantil – gestão e formação.  São Paulo: Ática, 2005.
_________.  Didática da linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever?   São Paulo:  Papirus, 2001.
KRUTA, Venceslas  in  Revista História Viva   Ano I  nº.7  maio/2004 pg. 39.
KUPFER, Maria Cristina.   Psicanálise e educação.   São Paulo: Escuta, 2001.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.
LANE, Silvia.   A linguagem e a constituição do sujeito  in  PARLATO  SP: LOVISE, 1997.
LEMOS, Claudia.   Língua e discurso na teorização sobre aquisição de linguagem  III Encontro de Aquisição da linguagem.  RS, 1994.
________.  Interacionismo e aquisição de linguagem.   Revista DELTA 2 SP: Editora PUC-SP, 1986: 231-248.
________.  Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original.  Boletim da ABRALIN, 3 Recife, UFPE, 1997.
LEONTIEV, Aléxis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil  in Luria e Vygotsky:  Pensamento e linguagem.  São Paulo: Martins Fontes, 1989.
LIER-DE VITTO, Maria F.  Fonoaudiologia: no sentido da linguagem.  São Paulo: Cortez, 1997.
LIMA, Adriana O.  Pré-escola e alfabetização.   Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
LIMA, Nadia org.   O feminino na psicanálise.   Maceió: EDUFAL, 2001.
LOPES, Eliane.   A psicanálise escuta a educação.   Belo Horizonte: Autêntica,2001
LURIA, A. R.  Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança in Pensamento e linguagem.  São Paulo: Martins Fontes 1989.
__________.  Psicologia e pedagogia.   São Paulo: Editora Moraes, 1991.
LUYTEN, Joseph.   Sistemas de comunicação popular.  São Paulo, Ed. Ática, 1988.
      MOISÉS, Massaud.  A criacão literária - Prosa I   São Paulo: Cultrix, 1978.
      MOREIRA, M.A. & MASINI, E.A.F.S.  Aprendizagem significativa: A teoria de David    
      Ausubel. São Paulo: Moraes, 1994.
      NEARY, Kevin.   The ultimat Disney trivia book.  New York: Hyperion, 1992.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico.   São Paulo: Scipione, 1997.
ORLANDI, Eni.   Análise de discurso.   São Paulo: Pontes, 2003.
PAIN, Sara.   Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem.   Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PARLATO, Érika.   O sujeito entre a língua e a linguagem.  São Paulo: Lovise, 1997.
PEREIRA, Miguel in COLL, C.   Desenvolvimento psicológico e educação.  Porto Alegre: Artmed, 2004.
PERRAULT, Charles.   Contos de Perrault.   São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERRENOUD, Philippe.   Construindo competências.   Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
________ .   Dez novas competências para ensinar.   Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
PERRONI, Maria Cecília.   O desenvolvimento do discurso narrativo.   São Paulo: Martins Fontes,1992.
PERROTTA, Cláudia M. Histórias de contar e de escrever.   São Paulo: Summus, 1995.
PIAGET, Jean.  O julgamento moral da criança  São Paulo: Editora Mestre Jou, 1997.
       _______.   A linguagem  e o pensamento da criança.  São Paulo: Fundo de  Cultura, 1973.  
_______.  A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970
_______. O nascimento da Inteligência.   Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.
PINO, Angel.   A criança, seu meio e a comunicação.  Revista Psicopedagogia, vol.12, nº26, 1993.
PINTO, Graziela C.   Coisa de Criança: desenho, por que não?  Salvador: Ágalma,                   
POSTIC, Marcel.   O imaginário na relação pedagógica.   Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1993.
RADINO, Glória. Contos de fadas e realidade psíquica.   São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
RAJAGOPALAN, Kanavillil in   Parlato, E. O sujeito entre a lingual e a linguagem.  São Paulo: Lovise, 1997.
RAPPAPORT, Clara R.  Psicologia do desenvolvimento vol.2.   São Paulo: EPU, 1981.
REGO, Lúcia Browne.   Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola.   São Paulo: FTD, 1995.
REYZÁBAL, Maria Victoria.   A comunicação oral e sua didática.  São Paulo: EDUSC, 1999.
RODARI, Gianni.   A gramática da fantasia.   São Paulo: Summus,1982.
RODRIGUES, Maria Bernadete.   O espaço pedagógico.   Porto Alegre: Meditação, 1995.
ROJO, Roxane (org).   Alfabetização e letramento.   São Paulo: Mercado das letras, 1998.
SALLES, Léa (org).   Para que essa boca tão grande?   Salvador: Ágalma, 2005.
SCOZ, Beatriz org.  (Por) uma educação com alma.  Rio de Janeiro: Petrópolis, 2002.
      SILVA, Maria Alice.   Construindo a leitura e a escrita.  São Paulo: Ática,   1988.
SOUZA, Ana Maria.  Educação Infantil: uma proposta de gestão municipal. Campinas São Paulo: Papirus, 1996.
SOUZA, Solage J.   Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.   São Paulo: Papirus, 1994.
SOUZA, Walter.   O novo paradigma.   São Paulo: Cultrix, 1993.
TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas.  São Paulo: Integrare Editora, 2008.
__________ .  Quem Ama, Educa!  Editora Gente, 2002.
TODOROV, Tzvetan.   As estruturas narrativas – Debates 14.   São Paulo: Perspectiva, 2004.
__________.  Introdução à literatura fantástica – Debates 98.   São Paulo: Perspectiva, 2004.
TRAÇA, Maria Emília.   O fio da memória.   Porto: Porto Editora, 1992.
VIEIRA, Lívia M. Educação Infantil in Revista Presença Pedagógica v.9, n.50, p.62,  Belo Horizonte: Editora Dimensão, 2003.
VYGOTSKY, Lev.  Pensamento e linguagem.   São Paulo: Martins Fontes, 1989.
________ .   A formação social da mente.   São Paulo: Martins Fontes, 1984
VYGOTSKY, Lev   LURIA,A   LEONTIEV, A   Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.   São Paulo: Ícone, 2001.
WADSWORTH, Barry Jr.  Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget.   São Paulo: Pioneira, 1997.
WANDERLEY, Daniele (org).  Agora eu era o rei – Os entraves da prematuridade.  Salvador: Ágalma, 1997.
WARNER, Marina.   Da fera à loira.   São Paulo: Companhia das Letras: 1999.
WEIZ, Telma.  O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.   São Paulo: Ática, 2003.
WINNICOTT, Donald.   O brincar e a realidade.   Rio de Janeiro: Imago, 1975.
_______.   Tudo começa em casa.  São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_______.  O ambiente e os processos de maturação.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
ZAGURY, Tânia. Limites sem trauma. São Paulo: Editora Record, 2006.
ZILBERMAN, Regina.  A literatura infantil na escola.   São Paulo: Global, 2003.
ZORZI, Jaime Luiz.   Linguagem e aprendizagem in Tópicos em Fonaudiologia.   São Paulo: Lovise, 1995.

9 comentários:

  1. Aplausos aos argumentos muito bem colocados e embasados, Cris.
    Fiquei intrigada com o olhar diferente do autor, enfim, é apenas um olhar diferente. Nosso respeito não abafa nossa opinião.
    Parabéns pelo seu texto!
    Admiro muito você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Aline!

    É bom saber que existem outras perspectivas, não é mesmo?! Assim as pessoas podem se informar, refletir e formar a própria opinião!

    Agradeço os elogios e a participação. Essa admiração é recíproca e me faz muito feliz!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Gostei da reflexão. E adorei as referências bibliográficas , que são ótimas sugestões para quem quer se aprofundar no tema .

    ResponderExcluir
  4. Legal, Cristiana! A ideia é essa mesmo!
    Divirta-se!!

    *_*

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas suas colocações Cristiane!! Eu estou lendo Bettelheim e iniciando um conhecimento sobre o assunto, por isso suas referências bibliográficas são muito bem vindas!!!
    Agora começo a entender a razão dos contos de fadas nos afetar tanto...Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Também gostei muito do post. Gostei de ler a entrevista e, principalmente, as reflexões pertinentes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Denise! Fico feliz de participar desse processo!

    Acredito mesmo que antes de tomar uma posição sobre qualquer assunto, é interessante "escutar" os estudiosos do tema, refletir e elaborar as próprias opiniões. Concordar ou não é mero desdobramento, não é mesmo?!

    E sobre as referências, se você conhecer algo diferente, não esquece de compartilhar, tá?!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carmélia! Que bom que você gostou!

    Obrigada por deixar seus comentários!


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Prezados leitores,

    Tem sido para mim uma grande alegria participar do Caminhando e Contando e interagir com pessoas que se interessam por temas relacionados aos Contos de Fadas.

    Agradeço a todos pela atenção e, em especial aqueles que deixaram nesse espaço as suas impressões sobre minhas participações aqui no Caminhando. Essa troca tem sido muito gostosa!

    Também agradeço mais uma vez a você Elaine, pela deliciosa oportunidade! Este "lugar" me encanta!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha