sábado, março 13

"O jogo da parlenda" - Por dentro das Histórias


E ai, preparado para mais um livro da Coleção Itau Social 2010? Só apertar o play no video para ver as lindezas dele!

Hoje vamos conversar sobre “O jogo da parlenda” da Heloisa Prieto, Ilustrações de Spacca e pela Editora Companhia das Letrinhas.

“Um dia eu saí pelo mundo...” É assim que começa a história. E isto já leva o leitor a ser parte ativa da história. Não é uma forma bem gostosinha de começar? E neste caminho, o leitor encontra um bando de amigos que “brincavam juntos e repetindo palavras em conjunto”. E o que estavam repetindo? Parlendas! É ou não uma forma bem convidativa de se começar? Ah, eu amei isto.
E a história se passa assim: o bando de amigos fala uma parlenda e o leitor, agora participante ativo deste bando, fala outra. Eita roda boa de ritmos e sons!
Sabe o mais legal? Que o livro está disponível nas livrarias! Não a versão do Itaú, logico. Mas a versão “comum”. Livro formato grande, mais páginas, ilustrações maiores... E o texto é igual, tá? É que a versão do Itaú foi para livreto e assim, a diagramação foi trabalhada para tudo caber em poucas paginas e em paginas pequenas. Conteúdo é o mesmo, tá?
Quando Pedro estava aprendendo a ler, lemos juntos este livro. Adoramos a experiência porque por se tratar de parlenda, a leitura é toda ritmada. Parece que estamos cantando tempo todinho. E aí, podemos usar e abusar das vozes e das maneiras de ler, as entonações, o ritmo da leitura... E as ilustrações são lindas.

Ah, não posso me esquecer de que no final no livro tem uma “Receita da Parlenda”. Uma forma de fazer novas parlendas para que a criançada faça as suas. Eu adorei!
Você já pensou em criar a sua parlenda? Eu vou terminar com uma que adoro:

"Entrou por uma porta, saiu pela outra.
Quem quiser, que conte outra!"


Elaine Cunha
Contadora de Histórias






0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha