segunda-feira, agosto 9

9 de agosto é uma data familiar para você?


Você sabe o que já aconteceu no dia 9 de agosto?
Neste dia nasceu o Jean Piaget, cujas teorias de desenvolvimento são estudadas até hoje. Tivemos a inauguração da Capela Sistina em 1843; o líder indiano Gandhi foi preso por forças britânicas em 1942; em 1997 morreu Hebert de Souza, o Betinho. No calendário litúrgico da Igreja Católica, celebra-se a festa de Santa Edith Stein. Hoje também é dia internacional dos povos indígenas.  Algumas pessoas podem ainda achar que nada de especial ocorreu no dia de hoje. Não eu!

Nove de agosto de 2010 é uma segunda-feira. Sabe aquela segundona que é o dia nacional da dieta? Dia de colocar a casa em ordem depois de um final de semana cheio de visitas; cozinhar para a família; recomeçar trabalho como também a faculdade. Para alguns, ainda pode ser uma segunda feira bem odiada, como é para o Garfield. Não para mim!
Hoje o dia começou com um “quê” de diferente. Aqui em Sampa, amanheceu um dia nublado, cizento, frio, ventando demais, gelando tudo e todos e os mais desavisados. Não para mim!

Eu acordei sentindo o calor do sol a me invadir, o som dos pássaros na minha janela, meu bonsai com folhas novinhas, vi um lindo céu como nas pinturas do Monet. Qual seria o motivo de tanta felicidade?

Hoje, segunda-feira,  9 de agosto de 2010, meu primeiro dia no hospital. Já diria o Rei Roberto Carlos: “são tantas emoções”.  Conheci minha tutora Suzana, que me apresentou ao mundo da contação na ala pediátrica do Hospital Cotoxó. A bem da verdade, hoje foi o dia de apenas  conhecer o ambiente. Acompanhei minha tutora, fiquei como ouvinte. Fomos a uma sala onde já tinhas algumas crianças brincando. Quando elas ouviram a frase mágica: “Vocês querem ouvir uma história?”, o portal foi aberto. Naquele momento, meu mundo parou, esqueci que estava num hospital. Meu único objetivo de ir até lá estava estampado nos olhos daquelas crianças. Prazer da Leitura!

Ouvi a contação do livro "Os três lobinhos e o porco mau". É isso mesmo! O mau esta vez era o porco. Ele tinha uma cara tão brava que fazia até medo.  (Leia aqui).

Como os pequenos curtiram! Vi um brilho no olhar daquelas crianças nunca visto. Foi tão gratificante ouvir a história. Ficar ali olhando como, a cada página virada, vinha a alegria e o encantamento de quatro crianças. Percebi que, naquele momento, não importa quem estava ali há mais tempo, sua enfermidade, sua idade. Nada disso. Crianças são crianças, não importa onde elas estejam. O prazer maior delas é ter alguém ali para interagir, nem que seja por apenas duas horas.

Meu papel como contadora começou a ser escrito. Pois tenho certeza de que saí da ala pediátrica mais feliz do que entrei. Como também, as crianças ficaram mais felizes do que estavam.

E não acabou não! Saí de lá com meu dever de casa: preciso da minha sacola literária. Tem que ser bem bonita e bem caprichada. Você pode me ajudar?

Até a próxima!
Elaine Cunha


Livro: Os Três Lobinhos e o Porco Mau
Autor: Eugene Trivizas
Editora Brinque Book
ISBN: 978-85-85357-48-1

2 comentários:

  1. Parabéns amiga!! Seu entusiasmo é contagiante, grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. É certo que papai do céu nos deu sua luz. E, é certo que você faz brilhar a sua. Bj grd

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha