domingo, agosto 22

Como escolher um livro?

Você já ficou em  uma livraria em frente a uma variedade de livros sem saber qual escolher para presentear seu filho, sobrinho ou neto? E se na livraria a atendente te indicar livros que você nem gosta da capa?  Difícil saber naquele momento qual livro é adequado por idade, não é?

Acho que foi pensando nisso que a Revista Crescer faz há alguns anos uma lista dos melhores lançamentos dos livros infantis do ano. Eu recebi por email a lista deste ano de 2010, já que sou cadastrada para receber a newsletter da revista. Curiosidade matou o gato, diz o ditado popular. E fui matar a minha curiosidade pesquisando as listas passadas.

Alguns livros indicados nas listas, eu tive o prazer de ler ou de ouvir as histórias por contadores mais experientes, durante as palestras de capacitação do Viva. E alguns dos títulos que me marcaram tanto que fui à livraria ler.

Só para você ter idéia, quarta-feira passada, ao voltar de uma consulta médica, fui ao shopping almoçar. Resolvi entrar em uma livraria tipo mega-store. Esta livraria tem um espaço para criança. Estava no lugar certo! Entrei, procurei ficar no cantinho, bem escondidinha. Escolhi o meu puff para me sentar e lá fiquei. Peguei alguns títulos e fiquei ali lendo. Sozinha! Rindo, divertindo-me, viajando sentada. 

E como uma boa contadora-aprendiz, anotei os “dados da minha pesquisa de campo”.  A minha lista de livros desejados só faz aumenta. Hum, preciso de uma parceria com alguma editora. Porque, infelizmente, livros ainda são caros. 

Na livraria presenciei um momento mágico. Uma mãe entrou com seu filho de,  no máximo, 6anos. Ele escolheu um livro e pediu para ela ler. Fiquei maravilhada ao ouvir aquela mãe contando a história para seu filho. Que momento ímpar para aquela criança, não? Por que será que momentos assim não se repetem muito? Você conta histórias para seus filhos, sobrinhos, netos? Como é este momento para vocês?

Cada dia que se passa tenho mais certeza que ler para uma criança é como viver uma história. É respirar com ela. Tudo isso porque a história revela à cada pessoa, o seu momento, o seu contexto. Uma experiência completamente única. Por isso, algumas histórias nos tocam mais do que outras.

Ficou interessado em conhecer a lista da Crescer deste ano? Clica aqui

Fica a dica!


Até a próxima!
Elaine Cunha

3 comentários:

  1. Ler é uma VIAGEM!Adoro e tenho os livros como companheiros mesmo.
    Sorte das crianças que tem por perto adultos que estimulam a prática da leitura!

    ResponderExcluir
  2. Laine, também tenho dúvidas na hora de escolher um livro, imagine um livro para uma criança! Muito boa a tua dica!

    Sobre parceria com editora, vou te mandar um e-mail. :)

    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  3. Quando entro numa boa livraria....perco a noção do tempo, gosto de ler tudo e sobre tudo,mas faço minhas escolhas baseadas nos temas, título, autor (mas não é regra, pois tem muita gente desconhecida que escreve maravilhas), sempre me deixo guiar pela intuição...Um bom livro deixa a gente hipnotizado...Ah! ler por prazer e sem se preocupar com o tempo...que maravilha! O melhor do mundo para se estar é dentro das história de um livro.

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha