sábado, agosto 14

Sexta-feira 13?

Ontem foi sexta-feira 13.  Segundo a crença popular, o dia 13 quando cai em uma sexta-feira  é “Dia de Azar”. Existem algumas teorias sobre o assunto e a mais forte dela, segundo o Guia dos Curiosos é que Jesus foi crucificado numa sexta-feira e eram  13 pessoas  na sua última ceia (Ele e os 12 apóstolos).  

Você sabia que, aqui na cidade de São Paulo, existe uma proibição feita pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que não pode ser adotado gato preto neste dia? Pois é, o CCZ acredita que assim os gatos são poupados de possíveis rituais de magia negra. Assustador, não é?  

Qual melhor programação numa sexta-feira, 13?  Benzer-se com alho pendurados no corpo? Banho de sal grosso? Ir à festa estilo Halloween? Que nada. Ir a 21ª Bienal Internacional do Livro!!  

Como era uma sexta-feira, dia do rodízio do nosso carro, fui de metro. Maridão me deixou na estação Vila Madalena e lá fui eu. Para chegar à estação Tietê, eu tive que fazer baldeação em algumas estações. No caminho até lá, vi que muitos estavam fazendo o mesmo percurso que o meu. Estávamos indo ao mundo da leitura!  

A Bienal do livro em São Paulo é um evento que acontece a cada dois anos. Este ano, a Bienal conta com 350 expositores nacionais e estrangeiros. Livros para todos os gostos e bolsos!  Olha eu chegando ai, gente!  

  

Cheguei à Bienal  um pouco mais de 16h. Fiquei intrigada. Tinha tanta gente fantasiada! Aí lembrei que quem estivesse a caráter, bem sexta-feira 13 mesmo, não pagaria a entrada. Vi de tudo: monstros, bruxas, fadas, princesas (as preferidas das meninas). Encontrei  Princesa Encantada, Sherlock Holmes, Hobin Hood e Dom Quixote.


Andei bastante pelos corredores, cheios de livros e muitas oportunidades de encantamento.    

A Bienal tem espaço para todos os públicos: espaço do professor, espaço gourmet, espaço de exploração da Discovery Kids, entre outros. Como não podia faltar, muita contação de histórias!  Lá, tive a oportunidade de ouvir o contador Carlos Severo, como também conhecer a Andrea Nogueira  - ambos contadores do Viva.     


Fiz um passeio por “O livro é uma viagem” do Instituto Pró-Livro.  Entrei num castelo onde os personagens ganham vida, saltando da história! Lá encontrei o Príncipe-sapo, a Emília, a Alice e o Dom Quixote.


Parei em algumas editoras e sai fazendo minha sacola literária.  Lembra que eu disse que precisa fazer minha sacola? Foi na Bienal que tudo começou! Olha só o que comprei:    

Bom, ir à Bienal é diversão garantida. Vá com tempo e disposição para andar, de preferência sapato bem confortável. Afinal, uma próxima oportunidade igual a essa, somente em 2012!

Para saber como chegar lá, acesse aqui.   

Até a próxima,  
Elaine Cunha



Fotos: arquivo pessoal

4 comentários:

  1. Laaaaaaaaaaine, amei o texto e as fotos!! Muito lindo, sua cara mesmo...rsrsrsrrs
    Parabéns!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI SABER SOBR O CUIDADO SOBRE A DOAÇÃO DOS GATOS PRETOS...QUANTO A BIENAL...VIAJAR POR ELA PELAS SUAS MÃOS FOI ÓTIMO! BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Lênia,

    acredita que estava pensando em ir na Bienal novamente? rs

    Obrigada pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Laine, um casal de amigos aqui da região nos convidou para a gente ir até a Bienal no próximo final de semana (o último, inclusive). Já tinha visto tuas fotos no Orkut, o que acendeu minha ansiedade. Lendo teu post, disparou de vez.

    Espero me divertir por lá. :)

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha