sexta-feira, dezembro 3

Arte na Cozinha!

Desde a semana passada que eu esperava um email muito especial. Convite da formatura!

O convite tem os dados mais importantes para a festa: local, dia, hórario e pedido de confirmação de presença (minha e dos meus dois únicos convidados). Tem também um item que fiquei pensando: "Trazer prato salgado para 5 pessoas, que não seja necessário uso de pratos, talheres..."


Tic tac tic tac ! Fiquei a pensar. O que posso levar? Ah, vou fazer esfihas que minha amiga Lílian havia ensinado-me a fazer.


Então, aqui no blog hoje, não tem dica de livros, nem como foi o meu dia no hospital esta semana (pode esperar que no próximo post escreverei sobre isto!) Hoje peço licença poética aos blogs de culinária, para expor a arte da cozinha para minha formatura.


Vamos começar?


Esfihas

Ingredientes:
Massa:
2 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 copo de leite morno
2 ovos
1/2 copo de oléo
sal a gosto (usei 1colher de sopa)
+/- 1 kg de farinha de trigo (usei +/-500-600gr)


Recheio
1/2 kg de carne moida crua
2 tomates picado (usei com pele e semente)
1 cebola picada
limão para temperar.
 
 
Modo de preparo
Tempero do carne moída:
Pique os tomates e a cebola. Em um tigela, misture as verduras com a carne e coloque o suco do limão. Deixe marinando por uns 30 minutos. Depois, coloque a carne num peneira para escorrer o caldo do limão. O limão é que fará o cozimento da carne.

Massa:
Na tigela, coloque acúcar, sal e o fermento para dissolver. 
 



Depois, acrescente os líquidos (ovos, óleo e leite) e misture até ficar homogêneo. Aos poucos acrescente a farinha de trigo até que a massa não grude das mãos. Deixe descansar para crescer. Depois modele a massa no formato da esfiha e recheie com a carne moída.


Coloque numa forma, com as esfihas para baixo, pincele com ovo e deixe no forno, pré-aquecido, até assar na sua preferência.


Meus "Pitacos" na Receita!
 
Eu não gosto de colocar a mão na massa ainda muito molhada. Acho terrível! Comecei usando um fuê (parece uma hélice de batedeira) e só quando não tinha mais forças para continuar a usá-lo, usei as mãos.


"Como o tempo urge e a sapucaia é grande" ( a la Giovane Improta em Senhora do Destino), usei um acelerador para crescimento da massa: forno. Quando comecei a fazer a massa, liguei o forno para esquentar. Quando terminei a massa, desliguei o forno e coloquei massa para crescer. Uma maravilha! Cresce muito e rápido! Da próxima vez, usarei a minha máquina de pão!

Para ajudar no processo de montagem das esfihas, eu fiz várias bolinhas. Ajuda-me a ter pelo menos quase o mesmo tamanho delas. Como também, acelera o processo de montagem.



Para abrir as bolinhas, usei o rolo de massa. Um pouco pra cá, um pouco pra lá. Deixando o máximo possível redondindo. Recheio suficiente para não abrir.


Na hora de fechar as esfihas, pense num triângulo. Feche as laterais um pouco antes do meio e depois arremate com o fundo.


Importante! Na hora de juntar os lados, feche bem! Se não fechar direitinho, como calor do forno ela abrirá e ficará molhada.


Cuidado com a quantidade de suco de limão na carne. A carne precisa ficar cozida. Eu coloquei 3 limões pequenos para 1kg de carne. Não ficou bom. Precisei refogar no fogo. Trabalho dobrado!


 Tentei um recheio de pizza. Coloquei 1 tomate picado, 1/2 cebola picada e azeitona. Refoguei e deixei escorrendo a água como na carne. Depois acrescentei orégano e queijo. Tentativa para agradar a minha amiga Alba, que não come carne! Amiga, tá garantido. Ivan aprovou!


Depois de assado, você pode congelar normalmente. Não esquente no micro-ondas porque fica ressecada. Use o forno. 10minutos são suficiente para aquecer.

Quer ver como ficaram as esfihas?
"Voilà!"




 




Agora, só preciso ir na academia fazer 50m de esteira, 7 dias por semana!


Até a próxima!


Elaine Cunha


6 comentários:

  1. Laineeee! Eu quero a de pizza!
    Amiga um dia irei tomar coragem e fazer esta receita, mas se você quiser fazer umas de queijo pra mim tô aceitando, kkkk.
    Amiga parabéns, pois suas esfihas estão lindas. E com certeza devem estar deliciosas.

    Alba

    ResponderExcluir
  2. Amiga o PAP ficou ótimo. E estão com umas carinhas hummm.
    Albinha aproveita as de pizza, foi em sua homenagem, essa nossa amiga é demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Flavinha a homenagem vai ser melhor ainda quando nossa amiga fizer umas esfihas pra mim, rs.
    Por enquanto quem se deu bem foi o maridão dela né?! :)
    Ele adorou ser "cobaia" garanto, rs.
    Estou salivando só de pensar nesta esfiha de pizza, hummmm.

    Alba

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Você tem se revelado uma verdadeira ARTISTA. =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Alba e Flavinha, vocês são mais caprichosas do que eu na cozinha. Mas promessa é dívida. Podem esperar no ano que se aproxima, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha