sexta-feira, agosto 19

Vamos ouvir uma história?

Eu até tento não ficar escrevendo aqui para você todas as visitas no hospital, sabe? Às vezes, eu fico com receio de ser repetitiva, sim! Porém, confesso, uma visita nunca é igual a outra! #prontofalei!

E como a rotatividade de crianças no hospital é grande (prova que elas ficam internadas pouco tempo!), sempre encontramos novas pequeninas pessoinhas por lá! E assim, novas histórias nos cercam.


E hoje, o hospital estava florido! Sim, flores... Todas as voluntárias da sexta-feira estavam hoje. E ainda tivemos a presença de uma voluntária em treinamento. Você não leu errado! Uma das etapas do processo seletivo da associação é no próprio hospital. Tudo para que o contador em treinamento possa desenvolver as habilidades de narrativa, como também se perceber como contador de histórias. Afinal, tudo ainda é muito novo para muitos deles. Eu também fiz isto. Que ver só? Acessa aqui

Assim, nos dividimos em dois grupos: A dupla Cris e Patrícia foram para o quarto e quinto andares. E o trio Márcia, Thereza e eu, ficamos no segundo e terceiro andares. Tudo organizado, equipe formada. Vamos "simbora", galera!

É tão bom quando nossa presença é esperada! Quando chegamos em um dos quartos, um lindo menino, Rafael, de 3 anos, nos viu foi logo gritando: "Históooorias".  Nem preciso te contar que fizemos a maior farra, né? 

E quando chegamos num quarto com duas crianças, a Denise  (8 anos) e o Ezequiel (11 anos) embarcaram na nossa brincadeira de contar histórias com origami. (Prometo que  te conto num post especial como podemos usar este recurso para contar histórias, tá? Promessa é dívida! Só aguardar um pouco!) 

Enquanto, Márcia estava ajustando os papéis; eu fui esquentar o clima com o livro "A Escola Mágica". Eu sempre faço com que todos no quarto  interajam, tanto as crianças como seus acompanhantes,  com as palavras mágicas. Normalmente, são  escolhidas as mais conhecidas tipo: "sim sim salabim", "abracadabra", "pó de pirlimpimpim"... Mas hoje fui supreendida com uma palavra díficil de lembrar. Você leu ou viu a saga do bruxinho mais famoso de Hogwarts? Então vai saber/conhecer a palavra de hoje:

"Expecto patrono".  

E se você não conhece, eu te digo.

A figura do patrono surgiu no no terceiro livro, "Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban"  Este feitiço é o único que pode repelir os "Dementadores" pois para ser conjurado, o bruxo precisa pensar em alguma lembrança positiva sua. Como cada bruxo configura um patrono de acordo com seus sentimentos e gostos, seu formato está diretamente ligado as pessoas que o bruxo ama. No caso do Harry Potter, seu patrono assume o formato de um veado prateado (o do seu pai era assim também.). É ou não é o patrono o anjo da guarda do bruxo?


Sim, mas porque eu viajei aqui na história do bruxinho querido por muitos, inclusive por mim? Ah tá, lembrei. Então, a palavra mágica de hoje foi: "Expecto Patrono" Plinc! Mágica feita! O livro voltou a ser todo branco e já poderia ser devolvido à minha sacola mágica. Brincadeira pura com os pequenos!

Pois é.. cada quarto é uma mundo de possibilidades. E hoje, até a brinquedoteca virou este mundo. 

Quando estávamos encerrando nossa visita, fomos para a brinquetodeca para realizar nosso registro do dia. Encontramos 3 crianças pintando e desenhando. Animadas ficaram ao perceber que nós contamos histórias. Porque avental colorido, cheio de bichinhos, moças de fivela de flor na cabeça, sacola repletas de livros... enfermeiras é que não são, né?

E ficaram com "olho de menino pidão", sabe? Não resisti. Fechei meu dia de hoje contando a história "Eu sou o Rei". Onde os bichos pegam a coroa e se denominam o rei. Até o verdadeiro dono a pegar de volta. E nós também tinhamos a nossa coroa (da próxima vez que você for ao Burger King, guarde aquela coroa tá? Super útil!) e todos foram rei.

Ah, como é difícil dizer adeus! Se dependessem das crianças... ainda estávamos lá contando histórias! Como diz uma amiga muito querida, "Eu me alimento de histórias!"

Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, é dia do Folclore. Qual conto, mito ou lenda você mais gosta da nossa cultura?

E também não esquece dos sorteios do aniversário do Caminhando e Contando. Está chegando o dia de conhecer os filizardos! Você não vai perder esta oportunidade, vai? Acesse aqui e participe da festa!


Eita, quase ia me esquecendo! Hoje chegou minha encomenda. Olha só o que eu trouxe para casa hoje. Máquina de bolha de sabão! Estou até matutando as idéias para usá-la o mais rápido possível. Eu fico igual a criança com brinquedo novo!


Até a próxima!
Elaine Cunha

3 comentários:

  1. Achei que você já fosse usar a máquina nova hoje, Laine! :) Não teve chance, né?

    Adorei o post. Eu li só até este livro do Harry Potter. Mas lembrei na hora!

    Que bom que correu tudo bem hoje.

    Beijos, Dadá
    http://umahistorinhapordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, Dadá!
    Eu a recebi hoje. E eu sstava sem pilha!

    Mas já tenho a história para estreia dela! Pode deixar! Que conto depois como foi!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! ELAINE!
    É lindo o trabalho que você
    realiza.
    Parabéns!
    bj
    Cristina Sá
    do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha