segunda-feira, setembro 12

Nossas Histórias - Fofurinha

Hoje eu trago para você um post super especial. Uma belissíma história de dedicação, amor e superação! Mas desta vez, não serei eu a te contar. Quem escreverá será minha amiga, madrinha e uma profisional porreta, Dani (eu a chamo assim!)

Com a palavra, Danielle Silva em "Nossas Histórias"

 "Ser Fonoaudiólogo em UTI, para muitos, pode ser algo frio. Onde o objetivo é apenas reabilitar a deglutição dos pacientes lá internados, viabilizando uma saída mais rápida de um lugar onde o único som é o dos apitos dos monitores!

De repente vi que
ser Fonoaudiólogo em UTI pode ser algo maior!!Essa magia, é claro que aconteceu em uma UTI Pediátrica . Tem lugar mais mágico que o mundo infantil?

Trabalhando nesta UTI do Hospital Universitáiro Oswaldo Cruz -Recife/PE, vinha realizando o trabalho para qual fui preparada em cursos e especializações. Claro que da maneira mais humana e com todo carinho do mundo!


Mas um dia chegou uma pessoinha especial que fez com que toda equipe mudasse sua rotina, suas compras, a estrutura da UTI. Irei chamá-la de
Fofurinha.
Fofurinha chegou com seis meses, com o diagnóstico de Werning Hoffman (uma doença genética, extremamente incomum, que causa fraqueza muscular generalizada e com elevada mortalidade). Raramente os pacientes completam um ano de idade...Bom, Fofurinha está para completar três anos!

Voltando... Fofurinha foi vencendo e crescendo. Com uma comunicação facial e com uma expressividade nos olhos que conseguia comunicar mais que qualquer palavra...Todos achavam que Fofurinha não ia falar: "uma menina com uma doença grave, internada em UTI e respirando através de aparelhos...nunca irá falar!"


A magia começou...Tentando humanizar a UTI, a equipe e, princpalmente, o anjo e estrela que era chefe da UTI- Tia Paty- decidiu  colocar uma tv com dvd para Fofurinha. Vários filmes eram colocados e Fofurinha arregalava os olhos, sorria, olhava para mim, olhava para tv , levantava as sobrancelhas. Quanta comunicação!
De repente Fofurinha começou a balbuciar e vocalizar. Segurei-me com meu conhecimento da  motricidade oral e investi na linguagem de Fofurinha!

O grande salto foi quando busquei na internet músicas infantis e encontrei um clipe da galinha pintadinha...Isso em Novembro de 2009...Quando a Pintadinha nem era tão famosa assim!! Fiquei louca e procurei o DVD em todo lugar! Comprei e levei para Fofurinha. A partir daí ela só foi evoluindo... Vamos contar juntos a música preferida da Fofurinha?


Até então ninguém acreditava que ela fosse falar... Até que um dia, uma das técnicas de enfermagem que cuida da Fofurinha, perguntou:
- Você fez xixi?
- Eu Fazi!!! E ela respondeu para quem estivesse perto.

Desde este dia, meu sorriso não sai do rosto quando penso em atender Fofurinha...


Hoje ela já diz meu nome e de todos da UTI...Com dificuldade, é verdade. Já que lábios, língua, bochechas são músculos e a doença causa isto...Porém o mais gostoso é escutar ela contar a história de Peter Pan comigo e dizer
"Oi" quando Eu chego!!!

Fofurinha e Eu mandamos beijos, só não dizemos tchau porque Ela não gosta de despedidas.  Eu, nesse momento, serei solidária!!!




Danielle Silva, fonoaudióloga do HUOC, Especialista em Linguagem e Motricidade Oral-Disfagia, Mestranda em Saúde Coletiva e apaixonada por tudo que faz!







Como é bom saber da existência de anjos no mundo.

Dani, amiga, você é um destes anjos enviados por Deus. Que acolhem e cuidam muito bem de todos. Obrigada, amiga, pelo compartilhar e principalmente, pelo amor. Você sempre foi e será apaixonada por tudo que faz!


Até a próxima!
Elaine Cunha

8 comentários:

  1. Naine obrigada pelo carinho de sempre...Não preciso dizer que te amo né!bjos

    ResponderExcluir
  2. Essas histórias nos fazem ver que podemos sempre ter esperanças.A bondade está aí! beijos, para todas,chica

    ResponderExcluir
  3. Dani, não precisa! ;)

    O Amor sentimos.
    beijos pra você!

    ResponderExcluir
  4. Chica,

    Tem um ditado que as vezes escuto e me recuso a fazer:

    "Não gaste vela com defunto já morto"

    Existem momentos e momentos... Mas não gosto de pensar em desistir.

    Abraços!
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. E ainda tem gente que não acredita em milagres!

    Nada acontece sem a permissão de Deus!

    Quando amamos o que fazemos, temos nossas pequenas recompensas!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Mylla, seja bem vinda ao Caminhando!

    Concordo com você. NADA acontece sem a permissão de Deus. Nem mesmo o cair de uma folha...

    Beijos, Elaine

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    Continue a acreditar, pois milagres acontecem através de Anjos como você. Parabéns pela dedicação e por não desistir da FOFURINHA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Elaine, seu blog tem boas energias! Adoramos! Beijos da turma!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha