quarta-feira, novembro 9

Leitura salva, sim!


Quando você pensa em um manifesto, o que te vem a mente?

Fui ver no Wikepédia, e lá tem assim:

"Na literatura, define-se Manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação. Estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam o ponto de vista do(s) autor(es) do manifesto, local, data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa."

E passeando por aí no mundo digital, vi um manifesto muito bem pensado e muito bem executado. Sobre a importância da leitura. Eu, confesso, não sei se teria coragem de ler como é proposto no vídeo. ler assim, do nada, no ônibus? Só de pensar, minhas bochechas ficaram ruborizadas. Você pode até não acreditar, mas sou tímida. Sim, sim. Contadora de histórias tímida? É a mais pura verdade. Quando eu falo que quando eu conto história é a minha catarse, você agora acreditaria?

Ontem mesmo, eu estava conversando com a Arlete (nossa líder no hospital) e tocamos num assunto super interessante. Quando muitas vezes, nossa atuação no hospital é assim: levamos uma sacola mágica repleta de livros que, às vezes, volta mais leve. Presenteamos os pequenos com os livros . E, ao chegar em casa, já buscamos comprar o mesmo livro para repor nossa sacola?

"Se nós incentivamos a Leitura. Não vamos deixar o livro para a criança?" Arlete

É, por isso, eu digo.. Quando vi o manifesto, lembrei-me também da ação do Instituto Pro-ler. No dia do livro, foi pedido envio de frases com "a importância do livro em minha vida". Eu escrevi assim:


"Sempre gostei de ler. Mas o real prazer aconteceu quando me tornei contadora de histórias. Abrir o livro é como abrir um baú da imaginação. Capaz de me levar para qualquer lugar, ser qualquer pessoa, e mais do que nunca, conhecer mais da nossa tradição. Viva a leitura que transformou minha vida!" 

Eu acredito no poder da leitura! Até porque para eu narrar eu preciso antes de tudo ler, não é?

Não esquecendo do manifesto que falei desde o começo. Veja o "Só a leitura salva" produzido pelo Marcos Felipe. Vale a pena! Puxa o banquinho, liga a caixinha e aperta o play!


Manifesto - Só a leitura salva from Marcos Felipe on Vimeo.


Aderi a 3ª Edição do Bookcrossing Blogueiro, proposto pela Luz de Luma. Bem verdade, que postarei em atraso... mas a intenção vale, não é? Sexta-feira quando for ao hospital contar histórias, eu libertarei meus títulos.

Agora eu te pergunto, você pode ler mais? E você, pode libertar algum livro por aí?

Até a próxima!
Elaine Cunha

2 comentários:

  1. Cada um tem um jeito próprio de se " manifestar "! Quer saber, contador de história tem um jeito lindo de manter viva as tradições, encantar, contar...ah...como eu gosto disso! Bjs, Geani

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    adorei sua postagem! Super apóio a leitura e o pessoal aqui, graças a Deus, lê bastante! Manifestações positivas e pacificas são sempre legais!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha