terça-feira, junho 19

Nossa viagem vai começar!


Contos de Fadas são um daqueles assuntos que todo mundo conhece e opina a partir de uma perspectiva infantil, entretanto tem crescido o número de pessoas que se dedicam a pesquisar e entender seus aspectos constitutivos, como funcionam e os efeitos que podem produzir em muitas áreas do desenvolvimento humano.

Como a maioria das crianças, eu escutava aquelas histórias e convivia com seus personagens como se fossem pessoas da família. Tinha medo do lobo sem nunca ter realmente visto um e me aconchegava confortavelmente na imagem mental da Fada Madrinha, mesmo antes de ter consciência do que essas sensações significavam. Só alguns anos depois, quando entrei no programa de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco, mais especificamente nas aulas da disciplina Tópicos Especiais, oferecida pela Profª. Drª. Nelly Carvalho, tive a oportunidade de descortinar este cenário maravilhoso e compreender suas dinâmicas. Em tardes incríveis, um grupo afinadíssimo lia, discutia e produzia estudos deliciosos. Tudo superlativo mesmo!

Aí, quando Elaine Cunha me convidou para participar do Caminhando, não hesitei sobre o tema. Vamos nos encontrar aqui para ‘conversar’ sobre os contos. Em um diálogo aberto, eu vou trazendo algumas informações e vocês vão comentando e contribuindo. Juntos, vamos construir conhecimento sem a pretensão de impor pontos de vista nem de sermos conclusivos. O Caminhando será a nossa sala de fiar. Ele vai girando a roda e nós vamos direcionando os fios e tecendo o tapete mágico que nos levará a uma nova visão dos contos e da realidade que nos atravessa. Então vamos lá!

Até amanhã!
Cristiane Takemoto 

2 comentários:

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha