segunda-feira, setembro 10

Por onde eu começo?


Semana passada recebi um email da leitora Daniela assim:

"Olá Elaine
Tudo bem?
Tenho muita vontade de fazer um curso de contação de histórias.
Gostaria de saber se você sabe de algum curso para este segundo semestre.

Obrigada,
Daniele Bertoluci"
 Fiquei com algumas perguntas rondando minha cachola. E "mandei brasa" perguntando a Daniele.

- Qual cidade você mora?
- Você tem alguma noção da área de narrativa ou será primeiro contato?
- Qual o seu objetivo na área? Realizar trabalho voluntário ou remunerado?


Estranhou minhas perguntas? Deixa eu te explicar melhor, então. Eu precisava entender a necessidade da Daniele para tentar ajudar. Tudo porque pelo mundo afora, existem vários cursos. Tudo dependerá do seu objetivo!

Falando um pouquinho de mim...
Minha trajetória no mundo encantado começou pelo voluntariado. Eu, na busca de algo específico, cheguei ao Centro de Voluntariado de São Paulo. Lá, fiz a palestra inicial para entender o meu papel como voluntária em qualquer instituição.

Logo em seguida, me inscrevi na Associação Viva e Deixe Viver, que faço parte até hoje. Fiz o processo seletivo, que dura quase 1 ano, para atuar como contadora de histórias voluntária no âmbito hospitalar.

Como eu senti necessidade de um aprofundamento maior no conhecimento (Sim, sou de fato meticulosa em tudo que faço. Se é para fazer, que seja bem feito!) Busquei cursos de capacitação na própria instituição como também cursos pelo mundo afora. No Viva tem cursos abertos a sociedade também. Vale a pena visitar o site.

Procurando cursos mais técnicos,  eu encontrei o Curso Básico de Contadores de Histórias pela Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen. Curso maravilhoso! Onde eu tive a oportunidade de conhecer pessoas inspiradoras como o Giba Pedroza e a Lili Flor. Foi uma experiência única! E não mais parei. Quando eu vejo algo que me interessa, lá estou eu. ;)

Como o foco da Daniela é contar histórias parra suas crianças e realizar também um trabalho voluntário na sua igreja. Minha sugestão inicial é:

Que tal realizar a palestra do Centro de Voluntariado de São Paulo? É uma palestra de 1 hora. Local é de fácil acesso pois fica na Avenida Paulista. Tem vários dias e horários. Clica aqui e veja como se inscrever. Porque eu indico? Porque eu acredito no "combinado não é caro". Infelizmente, ainda existem alguns lugares que acham que ser voluntário é estagiário. E muitos voluntários acham que podem ter "lucros"com o trabalho realizado em qualquer instituição. Então, nada melhor do que saber os diretos e deveres de cada um neste processo tão amplo que é o Terceiro Setor. Assim, evitamos problemas e frustrações.

Sugiro ainda, "perder"alguns minutinhos do seu dia e assistir dois vídeos (que inclusive) já publiquei aqui no Caminhando. Posso garantir que você verá tudo por uma nova optica!
Vamos lá aos vídeos?

Comece por este vídeo, do querido escritor Ilan Brenman



Depois, mude o foco com:

Por hoje eu já te dei muitas tarefas de casas, não foi? Semana que vem, voltamos a conversar, ok? Trarei indicações de livros técnicos. Combinado?

Até a próxima!
Elaine Cunha


0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha