quarta-feira, janeiro 8

Chegou a hora, Sampa!


Curte contar histórias? Para crianças? Quer ser contador de histórias voluntário no hospital? As inscrições estão abertas na Associação Viva e Deixe Viver para São Paulo! E sabe o que percebi? O processo seletivo está com cronograma mais enxuto! Será tudo em seis meses. Incluindo as palestras, treinamento no hospital e a formatura.

Olha o que te espera!!! Confere o cronograma:
08 de Fevereiro – Palestra: “Princípios e Diretrizes da Associação Viva e Deixe Viver”. Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de treinamento.

22 de Fevereiro – Palestra: “Fundamentos Filosóficos do Voluntariado Contemporâneo”. Educar para a solidariedade pressupõe recuperar conceitos que não se reduzem a sentimentalismos ou a uma vaga ideia de assistencialismo. Solidariedade tem a ver com a solidez de uma vida em sociedade, a qual se apoia na vida da família e na de outras comunidades.

15 de Março – Palestra: “Planejamento Pessoal e Administração do Tempo. Propõe aos participantes uma visão sobre as diferentes atividades do seu dia-a-dia, proporcionando uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária em meio às demais responsabilidades.

29 de Março – Palestra: “Formação de Leitores e Contação de Histórias”. Apresentar aos participantes as principais técnicas de contação de Histórias, recursos e os benefícios da leitura, baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.

12 de Abril – Palestra: “Ambientação Hospitalar / O mundo da Saúde”
Abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene e com as sinalizações, o respeito pela equipe multidisciplinar e pelas normas do hospital.

26 de Abril – Palestra: “A descoberta do Brincar Educacional”. Utilizar o brincar educativo como uma alternativa para enfrentamento da condição de hospitalização, favorecendo a continuidade do desenvolvimento integral da criança.
                                   
17 de Maio – Palestra: “Processo de Morrer / Lidar com as Perdas”.  Fala sobre o paciente terminal e sua família, o conforto físico, social e espiritual, além do processo de luto.

19 a 29 de Maio – Vivência Terapêutica** (escolher apenas um dia)
Oportunidade de expressar os conteúdos assimilados no Processo Seletivo. Dinâmica que propõe a reflexão sobre questões emocionais que surgem durante a atuação junto às crianças e aos adolescentes nos hospitais.

07 de Junho – Palestra: “Workshop: Conhecendo as especificidades da Rede de Hospitais Parceiros e o Uso Ético do Avental”. Ouvir as diversas especificidades dos hospitais parceiros da Associação, abordando a importância do voluntário conhecer a demanda para sua atuação e a importância do preenchimento do diário do contador. O uso do avental aborda a importância de uma atitude positiva nas diferentes situações do cotidiano, em especial, na atuação voluntária.

14 a 26 de Julho - Sarau** (escolher apenas um dia). Oportunidade de vivenciar uma situação de contação de histórias e orientação para desenvolver está técnica.

28 de Julho a 30 de Agosto – Treinamento nos Hospitais. Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital e iniciar a contação de histórias e incentivo a leitura para as crianças e adolescentes a partir do monitoramento de um voluntário mais experiente.

23 a 29 de Agosto – **Conversa Viva: “Assumindo seu Contador de Histórias”. Discutir as experiências vividas e enfrentamentos durante o processo de treinamento monitorado. Impactar os novos voluntários transcorrendo todo o processo preparatório de 9 (nove) meses que ele teve que passar para chegar à etapa final.

31 de Agosto – Formatura: “Celebrando a Arte de Ler, Brincar e Contar Histórias”.

Vou te dizer. Adoro este cheirinho de coisa nova no ar! É uma renovação! Bom demais! Toda vez que as inscrições abrem e quando uma nova turma de contadores chega "ao mercado", eu sempre me recordo da minha turma. Foi um marco em minha vida. Quer ver como foi? Clica aqui.


Se você quiser ingressar neste mundo, faz a sua inscrição. A única certeza que tenho é que seus dias ficarão ainda mais coloridos.

Posso te pedir um favor? Conta para mim! Eu ficarei muito feliz em saber tá? Quem sabe, não nos encontramos pelo mundo afora das histórias, não é?


Até a próxima!
Elaine Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha