domingo, janeiro 3

366 Gotinhas de Gratidão!

Gratidão é uma palavra que parece que hoje tá na moda. Você consegue vê-la escrita em quase todas as mídias. É ou não é?

Mas o que é Gratidão para você? 
Você consegue ser grato pelo o que?

Todas as vezes que me pego pensando em gratidão, eu me recordo de uma doce lição da época de escola. Minha infância e juventude foram em instituições religiosas. De colégio de Freiras a universidade de Padres. Cresci com os ensinamentos católicos. E lógico que esta lição "do que você é grato" chegaria, não é?

Certa vez, lembro que a professora de Religião (ainda existe isto nos dias de hoje?!) faltou e uma das freiras foi substituí-la. Era uma Sexta-feira, primeira aula, estávamos todos sentados em círculo e um a um ela perguntou:

- Você tem algo a agradecer hoje? 

Confesso que gelei. Lá pelos meus 10, 11 anos sabia lá o que poderia falar naquele momento? Nem eu, nem os meus colegas de sala. Silêncio total! Aquele silêncio assustador. 

Serenamente, ela falou: 
- Quem aqui dormiu em uma cama quentinha e confortável em casa?
Rindo, todos levantaram a mão.
- Quem acordou e tinha um café da manhã prontinho esperando você? 
As mãos continuaram levantadas. E risos também.
- Quem trouxe um lanchinho pronto de casa? 
Algumas mãos levantaram
- E para aqueles não trouxeram lanche, receberam algum dinheiro para comprar o lanche na lanchonete da escola? 
Mãos levantaram e sorrisos começaram a parar
- Quem precisou vir a escola de ônibus? 
- Quem chegou de carro?
- Chegaram a tempo?
- Quem acordou bem de saúde?
- Quem olhou para o Céu e viu a beleza do dia?
- Quem encontrou um amigo que há tempo não encontrava?
...

Sabe, nem me lembro quantas perguntas ela fez. Nem me lembro quando eu parei de levantar a mão simplesmente porque nunca tinha pensado no quanto somos abençoados todos os dias!!!

Que tal você se desafiar a agradecer algo de bom em sua dia? Quando paramos para pensar nas coisas boas ao nosso redor, mais gratos seremos. E com isso, mais felizes! Sim, felicidade se vive. E se aprende a ser feliz! A Felicidade nada mais é do que conjunto de pequenas coisas boas. E como não ser grato? É um exercício do olhar. 

Conversando com algumas amigas, pensamos nas "366 Gotinhas de Gratidão" que recebemos todos os dias. Assim, vai lá. Ainda dá tempo! Ano apenas começou! 

Você não sabe como fazer? Se permita ver o mundo como uma criança que está descobrindo o mundo. Ela se encantará por tudo. Te encantou, você agradece! Fica mais fácil você pensar assim?  

Faz uma retrospectiva dos dias que já se passaram. E começa com uma gotinha de gratidão por dia. Vale só pensar na sua gotinha. Contudo, o mais legal é fazer um álbum - no Instagram, Facebook ou mesmo em um arquivo no seu computador pessoal - e postar tudo lá. Sabe por quê? Quando você achar que não tem nada a agradecer naquele dia, volta no álbum e verá que tem sim. Problemas? Todos teremos. Tudo depende de como você lidará com os mesmos! 

A cada "Gotinha de Gratidão" compartilhada, você terá ainda mais motivos a agradecer. Muda a energia em você. Você sentirá a diferença!

Se desejar, compartilha comigo, tá? 
Estou no Facebook também: 
#366GotinhasdeGratidao  #1/366

Até a próxima!
Elaine Cunha

Um comentário:

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha