segunda-feira, junho 22

Estudar a história para contar: é preciso?



Siiiim! Como todos em qualquer profissão! Afinal, médico não faz cirurgia sem estudar? Nem advogada escreve uma peça sem conhecer as leis, né?

Brincadeiras à parte, o contador de histórias precisar estudar a história. Conhecer o enredo, qual o problema, se ambientar com personagens, experimentar os sentimentos que o conto trazem, saber ler a entrelinha de cada momentos, conhecer as nuances....

Há quem decore a história para narrar. Eu prefiro "decorar" em seu sentido mais poético que é embelezar o que você traz no coração! Eu deixo a história me tocar até que ela esteja pronta para ganhar vida pela minhas palavras. Quando eu conto a história, sempre há muito de mim. Creia. Porque na hora H, todo este meu caminhar na história surgirá, como mágica.

Mas será que para você ler para seu filho é preciso estudar profundamente a história? Bom, precisar mesmo não, né? Mas sempre sugiro que você leia antes para saber o que te aguarda. Eu não gosto de caminhar assim.. Em águas desconhecidas não. Só se eu estiver me propondo a navegar com as crianças também.

Ah, contar histórias é ou não é momento de entrega? E para se entregar, você precisa saber o que vai entregar! Por isso, um trabalho bem feito de estudo da história te ajudará na sua construção. Vai por mim! Sua narrativa será muito melhor!!!!
E você, ficou curioso para saber como é meu processo de estudo?

Até a próxima!

Elaine Cunha
Contadora de História



0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha