quarta-feira, janeiro 6

"Observe a Estrela!"



Conta a história que os Anjos falaram a cada um dos Reis Magos: “Observe a Estrela”. E eles sabiam que algo estaria no céu a anunciar a chegada de um novo tempo. Dizem que os Reis Magos não eram reis, e sim, sábios, conhecedores do que acontecia nos Céus, eles sabiam interpretar cada movimento das estrelas. Eles são os mensageiros das Estrelas. E quando eles viram o grande acontecimento no céu, partiram ao encontro Daquele que era o Filho de Deus.
 
Levaram consigo presentes. O presente, antes de gerar alegria no coração de quem o recebe, é expressão do amor presente no coração de quem o oferece. E eles levaram a esperança. Estes reis vieram de lugares diferentes e se encontraram, buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz nova que começou a brilhar no céu.

Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia. É ele quem oferece o ouro;

Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso;

Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.

“O presente do ouro oferecido para Jesus mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei. Um Rei muito diferente do rei Herodes, que encontram em seu palácio exuberante e em seu amor ao poder. Jesus é o Rei na manjedoura. É o Rei no colo de Maria. É o Rei em cada coração que o acolhe. E, no reino de Jesus, se vive o poder de amar.

O presente do incenso mostra que os magos reconhecem naquela criança, tão humana, o próprio Deus, em seu mistério divino de amor. O incenso era algo oferecido somente para as divindades.

O presente da mirra simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano. Ele irá sentir a nossa dor e irá passar pela experiência da nossa morte. A mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Então, ao oferecer mirra ao menino Jesus, os magos enxergam em sua humanidade a grandeza do amor de Deus, que assumiu viver na nossa carne.” Assim, diz o Pe. Camilo. 

A estrela sumiu dos céus após o grande encontro dos Reis Magos ao menino Jesus.  Ela era apenas sinal para encontrarem a verdadeira luz. Jesus é o sol espiritual. Lembre-se que existe algo  divino, solar, cheio de luz, que sempre triunfará sobre a escuridão e o caos, que dará uma paz à alma, que agirá trazendo equilíbrio acima de toda luta, guerra e descontentamento no mundo. Ilumine a sua alma.

Até a próxima!

Elaine Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha