segunda-feira, fevereiro 15

9 dicas para estimular a Leitura


Eu acredito que ler é um hábito. E por ser um hábito, podemos estimular! Vou te contar aqui algumas dicas, Vamos juntos?
1 - Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente. Eles nos imitam muito mais do que imaginamos!
2- Leia e conte histórias desde que seu filho for bebê. A sua entonação e sua emoção fará toda a diferença. Será um momento de conexão. O que mais vale neste momento é afeto.
3 - Dê livros, revistas, gibis de presente para ele e para os amigos. Aqui em casa, Pedro ajuda a escolher o livro para o amigo. Eu costumo presentear com livro mais alguma outro presente. Às vezes, a criança não tem costume de ganhar livros e não gosta, viu? Sejamos a mudança!
4 - Deixe os livros ao alcance das mãos para que a criança folheie, veja as figuras e ela própria conte a sua história. Os pequenos amam. E os grandes, já vão aprendendo a escolher por temas que mais gosta.
5 - Reserve um horário do dia para leitura e faça deste encontro um momento gostoso, de prazer. Aqui lemos mais a noite, na hora de dormir. Então, é aquele momento de ficarmos agarradinhos juntinhos na cama, lendo, rindo e cantando. Até hoje!
6 - Comente o livro com ele e o incentive a contar a história para alguém. Você poderá se surpreender com a história pelos olhar da criança, viu?
7 - Se a criança pedir para repetir a história, faça sem qualquer impeditivo. Se ela pede, provavelmente tem algo na história que ela está internalizando. Pode ter certeza que quando ela internalizar, ela trocará o foco. Mudará o livro. Já aconteceu por aí? Por aqui sim!
8 - Que tal ir em bibliotecas e livrarias? Excelente pedida para mostrar todo o universo dos livros. Explore o local, veja se pode se associar as bibliotecas, faça um cartão de associado e lógico, pegue emprestado algum livro a escolha da criança, se possível.
9 - Estimule atividades de precisam de leitura, pode ser jogo, receita, mapas... Mostrando que a leitura esta presente em muitas atividades, despertará ainda mais a vontade de ler.
Agora me fala, não é possível estimular a leitura nas crianças? Conta aqui para mim algo que você faça também por aí.


Elaine Cunha
Contadora de Histórias

0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha