sexta-feira, outubro 15

Arte de educar



Hoje é comemorado o dia do Professor. O que é ser professor para você?

No Wikipédia, diz que “é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas  e pedagógicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.” 

Sempre teremos na nossa lembrança alguns professores que nos influenciaram em algum momento em nossa vida. Na minha vida escolar, lembro-me logo de Gracita Didier, professora no curso de graduação de Fonoaudiologia na UNICAP – PE.   

Tive a honra de tê-la como EDUCADORA durante todo o período da minha formação profissional. Foi Gracita que me abriu o mundo da educação. Ela me mostrou a Fonoaudiologia Escolar, pela qual me encantei logo de cara.
Quando eu me lembro dela, sempre me recordo dos cabelos brancos chegando sempre pontualmente à sala. Uma senhora com muita bagagem, não apenas em Fono – já que foi uma das fundadoras do curso.  Eu me lembro com muita ternura do olhar dela para uma sala formada, na sua grande maioria, apenas por mulheres. Pela paciência que tinha com as perguntas “bobas”, com as brincadeiras, conversas. Ela compartilhando muitas vezes sua própria experiência de vida para formar aquelas jovens que ali estavam.

Quando eu assisti, pela primeira vez, ao filme “O sorriso de Mona Lisa”, com a Julia Roberts, eu me recordei imediatamente dela. No filme é recriado o ambiente da década de 50, onde as mulheres eram educadas para se transformarem em esposas cultas e mães responsáveis. A professora tenta abrir a mente das alunas para um pensamento liberal, indo de encontro com todos os costumes da época.

Assim, foi Gracita durante a graduação. Pessoa muito à frente de sua época, que lutou por seus ideais, com muita garra e disposição. Só para você ter idéia, aos 82 anos lá no Recife, estava Gracita estudando para defender seu doutorado.  Garra de povo nordestino, não é?

Tenho certeza de que não apenas nós como alunos somos influenciados. Eu tenho um professor em casa, sabia? Como é prazeroso quando eu vejo meu maridão chegar em casa, depois de uma aula cansativa e ouvir dele: “Hoje foi tão bom. Aula foi show. Cada pergunta boa!” Tenho certeza que este sentimento de “trabalho feito” é o que o move para sempre se especializar ainda mais na sua profissão.

Agradeço aos mestres que tive em toda minha vida, por me ensinaram a ser um ser humano. A olhar o outro como pessoa, a buscar melhorias na qualidade de vida. A procurar fazer o nosso melhor, a fazer com amor, fazer com dedicação e responsabilidade. A ser feliz! Sempre.

Eu termino aqui te deixando uma pergunta: de qual mestre você mais se lembra do seu período de escola? Pode até ser que você não tenha mais notícias dele. Mas tenho certeza de que esta alegria que te invadiu o peito merece se transformar em uma breve oração em agradecimento ao seu mestre. 

Aproveita este momento e eleva seu pensamento a ele. Fará bem não apenas a você, mas ao seu mestre também.


Até a próxima!

Elaine Cunha


Imagem: google.com

Um comentário:

  1. Linda sua homenagem à Gracita.
    Existem mestres que são inesquecíveis mesmo...fiquei aqui a relembrar os meus, alguns até tenho contato...
    Beijos felizes pelas lembranças vivas!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha