segunda-feira, outubro 11

Já ouvir falar em Bebeteca?





Navegando nas minhas pesquisas, descobrir o termo e curiosa como uma boa geminiana que sou, fui buscar mais informações. Sabe o que descobri?

Bebeteca é uma biblioteca especialmente destinadas à bebês até mais ou menos 3anos, pais e demais responsáveis com a fim de trabalhar as possibilidades de leitura, envolvendo a criança no mundo lúdico, despertando, assim, o prazer e a paixão pela leitura.

Ficou interessado? Eu também! E fui mais a fundo na minha pesquisa. Vamos lá!

A Bebeteca tem ambiente com mobiliário apropriado para que as crianças tenham acesso aos livros, possam aguçar seus sentidos no ato de tocar, cheirar, ouvir. Espaço físico precisa ser convidativo. Ter tatames, colchas, tapetes, fantoches, mobiles  ajudam a criar o clima. Os livros são introduzidos nos momentos prazerosos para o bebê, no banho, na hora do descanso, ao ouvir música.

As atividades precisam ser planejadas de acordo com perfil/ faixa etária. Usando diferentes recursos externos como visuais, táteis e auditivos, o contador precisa estabelecer vínculo afetivos com o leitor mirim para que ele desperte nele vontade de voltar.

No acervo é necessário ter edições de diferentes tipos (de plástico ou tecido) e que inovem na forma (figuras em relevo, páginas com dobraduras ou com espaços de interação). É fundamental agregar gêneros diversos. Histórias que tenham apenas imagens agradam aos menores.

Sabia que primeiro espaço literário para crianças na primeira infância implantado no nosso país foi em um centro municipal de educação infantil (CMEI), na cidade de Castro- Paraná? Foi inaugurado no ano de 2007. Li que as creches municipais de Castro receberam em setembro passado o “Kit Bebeteca”. Segundo a Andreia Cristina Santos (diretora do Cmei Rivadávia de Gracia Lara), o Cmei onde ela trabalha tem um projeto chamado “Sacola Literária” onde os pais recebem livros para as crianças, jornais para os pais que ficam com o material por uma semana. *1 Bacana esta troca, não é?

De lá para cá, já surgiram várias outras bebetecas espalhadas pelo nosso país. Confesso que fiquei muito interessada em ver de perto o trabalho de uma Bebeteca.

Você tem criança nesta faixa etária? Que tal montar uma bebeteca? Quer sugestões de livros para dar início?

O Instituto Alfa e Beto (IAB) orienta sobre quais tipos de livros são mais adequados as idades dos bebês:

    * Até 12 meses – livros com fotos de bebês e com caras e expressões
    * Dos 12 aos 24 meses – livros que descrevem objetos familiares, rotinas do dia e cenas familiares.
    * Dos 24 aos 36 meses – obras com veículos, animais e natureza. Livros com ou sem palavras com sons, rimas e onomatopéias. Pequenas histórias, com personagens divertidas.
    * Dos 3 aos 5 anos – livros com aventuras, contos, fábulas, explicações sobre o funcionamento das coisas e informativos.

Se tiver dúvida na hora de escolher, na livraria busca por livros de pano, livro-dedoche, livros de banho, livros musicais de pano, de formas, cores, tamanhos, livro- fantoche. Certamente ajudará na procura. E antes comprar, leia, sinta e principalmente, goste do livro. Você gostando do livro, ajudará muito na hora de ofertar ao seu bebê.

Como ainda não tenho bebê, continuo por aqui buscando bebetecas pela cidade. Quero conhecer de perto. Quer ir comigo?

Até a próxima!
 

Elaine Cunha




*1 – Veja notícia na integra no site http://www.castro.pr.gov.br/noticia/489



Imagem:google.com

4 comentários:

  1. Adorei esta ideia...me aguçou o desejo de fazer algo ;) Beijos de pesquisa aqui

    ResponderExcluir
  2. Essa foi boa, Laine!
    Nunca tinha ouvido falar. Creio que dependendo do espaço que se tenha em casa, dá mesmo para produzir uma "bebeteca", né?

    ResponderExcluir
  3. Lidi, certamente sim.
    Pode até ser no quarto da criança mesmo, não é?

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Laine que matéria ótima!!!!
    Adorei :),obrigada por compartilhar conosco.
    Bjos.

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha