quarta-feira, novembro 10

Desvendando a mágica?

Não dizem que a "primeira impressão é a que fica"? Penso sempre nisso quando chego ao hospital para minha tarde de contação de histórias. Eu sigo pelo corredor, olho nos quartos, para ver e ser vista. Procuro despertar na criança o desejo de ouvir histórias.

Na semana passada encontrei o Derek, de 9 anos, no último quarto do corredor, do lado direito. Cheguei falando: "Eu soube ali no corredor que aqui tem um menino querendo ouvir histórias, é verdade?" Preciso falar que ele parou de brincar com seu carrinho para ficar comigo? Conversa vai, conversa vem. Vou começar a contação.


Para iniciar, pensei no meu campeão de bilheteria: A Escola Mágica




Uso sempre o livro para criar um vínculo com a criança. Ele (a criança) é O MÁGICO, eu apenas facilitadora desta magia.

E começa assim, em branco.




Quando ele joga o pó-de-perlimpimpim (ou qualquer outra palavra mágica que ela sabe), o livro ganha vida. Ele muda! Ele ganha rabiscos e fica em preto e branco.



E como o livro é magico, ele "fala" que não quer ficar cinza pra sempre. Quer algo mais. Que tal fazermos nova mágica para ver o que acontece? Ele mudou de novo! E agora com figuras coloridas!


Como o livro é Magico, não posso simplesmente colocá-lo de volta na minha sacola. Ele precisa "guardar seus poderes mágicos". Assim depois de usar a palavra mágica "volta ao normal", o livro voltou a ser branco e pode se guardado. Afinal, se eu o guardar sem esta etapa, ele "devora" as letras e desenhos dos outros livros. Ninguém quer isso, não é?

Encantamento! É desta na forma que eu conduzo a brincadeira. Não é uma receita de bolo que dá certo todas as vezes. Tudo vai depender da criança. O Derek, por exemplo, adorou e ainda me mostrou uma mágica que ele aprendeu na escola. E ainda me falou: "Se eu te mostrar como faço a minha mágica você me mostra a sua?"

Quer saber a mágica do livro você também? Se eu te contar, eu receberei uma multa do sindicato dos mágicos por saí por aí espalhando nosso segredo. Faz assim, procura o livro numa livraria e desvenda você


Existe outros tipos de livros mágicos: do corpo humano, das princesas... Basta deixar a imaginação fluir e esquematizar uma brincadeira. Será diversão garantida!

Até a próxima!


Elaine Cunha

Um comentário:

  1. Oi, querida, td bem?
    Acredito que sim, pois é notório sua felicidade estampada em seus artigos...Parabéns!!!À propósito, você me iluminou com esse post, acredita que minha filha tem esse livro há mto tempo e eu nunca utilizei? Ainda não havia olhado para ele com a visão mágica que vc tem...
    BJSSS
    Teca

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha