segunda-feira, novembro 22

Fórmula para se criar um best-seller?

"Cada mergulho é um flash" Este era o bordão usado pela saudosa Mara Mazan na novela O Clone. Lembra que ela o usava  para enfatizar algo que aconteceu de diferente?

Lembrei-me dele ao pensar que cada dia no hospital para contar histórias, é um novo dia. Tudo se renova. Geralmente são crianças diferentes, com novo olhar, expectativa, desejos. E quando reencontro alguma delas, pode ter certeza que faço tudo diferente. Mesmo levando os mesmo livros, cada dia é um novo dia.

Você já sabe que "Até as princesas soltam pum" é o campeão de bilheteria para as meninas. Já os meninos, gostam muito da "Escola Mágica". As crianças pequenas curtem "Os Sons Divertidos e Apavorantes". Mas nossa conversa aqui hoje não é destes campeões acima, não. Na verdade, descobri um novo best-seller.

Há alguns dias, estive num shopping aqui pertinho de casa e, enquanto eu esperava o maridão me buscar, resolvi entrar na livraria Nobel. Entrei com a intenção de ver um livro de culinária (gosto também!), queria conhecer a obra antes de efetuar a compra. E depois que vi o referido livro, advinha pra onde eu fui? Acertou! Para a seção infantil.

A Nobel deste shopping, agora, tem uma área reservada para as crianças. Muito bom ver que a livraria se preocupou com este público. Sentei-me no chão (tinha aquele tapete emborrachado, sabe?) para desgustar os livros. Fui muito bem atendida pela mocinha da loja (esqueci o nome dela... Lapso de memória horrível, eu sei) que me indicou alguns livros.

Pedi um livro estilo pop-up para criança pequena. Eu estou com apenas um único livro assim. Sabe o que é livro pop-up? É um tipo de livro que ao abri-lo, a página salta na sua frente. É bem divertido para a criançada. Ela me mostrou alguns. Eu tive um "estalo" e pedi: "Você tem aquele livro-dedoche da Chapeuzinho Vermelho, da editora Ciranda Cultural?"

Ela não tinha apenas "Chapeuzinho Vermelho" como também "O Rei da Selva" e "Os Três Porquinhos e suas Casas". Li os três e comprei "Os Três Porquinhos..."

Fiz uma pesquisa de campo. Mostrei o livro ao marido, a minha mãe (pela web cam) e a  minha amiga Lilian. Todos aprovaram. Mas, e o meu público alvo?

Levei-o para o hospital e fiz o teste. Ao entrar no primeiro quarto, eram 3crianças: 2 meninos e 1 menina. Comecei pela Ester. Mostrei o livro-dedoche e começamos. Maravilhoso é pouco para te contar a reação dela. Ela bufou como o lobo mau, derrubou a casa, e ficou encantanderríma com a possibilidade de interagir com o livro-dedoche. Apesar de ter a mão pequenina, eu a ajudei a colocar os dedos nos porquinhos. Foi muito bom.

Depois de contar 3 histórias para a Ester, fui para juntos dos meninos. O Cleidisson, muito esperto, me pediu para escolher o livro que gostaria de ouvir a história. Eu entreguei a minha sacola mágica e... ele pegou qual? Imaginou? Sim, o livro-dedoche. E foi logo falando: "Eu sei esta história, posso contar para vocês?" Fiquei ali sentadinha ao lado deles rindo porque a intenção verdadeira era de manusear os dedoches. 

Nasceu mais um best-seller! Todas as crianças que visitei naquele dia quiseram esta história. Todas quiseram colocar a mão no livro, no dedoche, manusear os porquinhos. O olhar de admiração, da descoberta não tem preço. Na verdade tem sim, para mim. Custou-me  R$ 39,90 na livraria Nobel.

E para você, "Os Três Porquinhos e suas casas"

 
 
Percebeu que o livro-dedoche é de pano? Também foi novidade para as crianças. No final do livro, especificamente abaixo do nome "Read & Play" é onde fica a abertura para colocar a mão.
 
E aí, o que você achou do novo best-seller? Você aprova também?
 
Até a próxima!
 
Elaine Cunha

3 comentários:

  1. Ah! com certeza suas sobrinhas tbm iriam amar este livro, especialmente a Laura que gosta muito de ler histórinhas e gibis, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Flavinha, tive uma idéia! Aguarda amiga. Notícias em breve!

    ResponderExcluir
  3. Elaine,

    adorei a dica! Vou comprar e testar no Darcy e depois te conto!
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha