quarta-feira, julho 20

Feliz Dia do Amigo!


Hoje é Dia do Amigo. 

Mas eu fiquei me perguntando se não já teria comemorado este ano. Até porque recebi vários emails em abril falando da data desta comemoração. 

Como boa geminiana que sou, saí em busca de algumas explicações. Fui pesquisar no site Wikipedia e sanei com minha dúvida. Olha só o que tem lá:

"O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. 
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios."

Pois é... descobri que é comemorado em 18 de abril (eu não estava doida!) no Brasil e hoje, 20 de julho, em outros países. Pra mim, não importa a data. Importante é ter amigos que podemos chamar de amigos. E falo todos os dias: que bom ter você como amigo!

Assim, você leitor, que me acompanha aqui no nosso Caminhando e Contando, deixo meu presente. Uma história que ouvi pela primeira vez no curso na Biblioteca Hans, também de presente de aniversário, pelo contador de histórias Giba Pedroza.

Com vocês a história "Assim não dá, Tatu".



Ah, esta história e mais algumas estão aqui no site da Natura.


" Amigo é aquele que aquece e abriga a gente"

Feliz Dia do Amigo! 


Até a próxima!
Elaine Cunha



imagem: google.com

5 comentários:

  1. Seja qual for a data comemorada pelo dia do amigo, é sempre importante lembrar que amigo é lembrado todos os dias e todas as horas, ótimo texto, beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda, não poderia deixar de passar aqui ,neste dia tão especial,Dia do amigo,um abraço beeeeemmmmm apertado e um beijo GIGANTE!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a histórinha do tatu, mas que tatu danadinho, queria ficar bem pertinho... Feliz dia do amigo Elaine. Bjs. IEDA.

    ResponderExcluir
  4. Elaine,um feliz dia do amigo pra vc!Uma graça a historinha do tatu!Parabéns!Bjs,

    ResponderExcluir
  5. @Sonia! Isso mesmoQ Todos os dias são especias quando nós temos os amigos!

    @Gilberta, recebi seu abraço. Recebe o meu também?! ;)

    @Ieda, este tatu é um fofo! O colo de amigo é quentinho e abriga demais. Quem coisa melhor?

    @Anne, seja bem vinda ao nosso espaço! Um feliz dia do amigo para você também. Beijos

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha