domingo, agosto 28

Sabia que hoje é dia Nacional do Voluntário?



Eu começo hoje fazendo três perguntas para você?

O que é ser Voluntário? O que é Voluntariado? Por que ser Voluntário?

"O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a actividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro.É uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário".(Wikepedia)
Hoje, domingo, é o Dia Nacional do Voluntário. E com o avanço do Terceiro Setor, temos muitas opções de instituições, projeto, ONGs onde recebem  pessoas que desejam realizar algum trabalho para a melhoria da qualidade de vida do outro.

Para mim ser voluntário é muito bom. Depois que me tornei voluntária, sei o quanto minha minha vida mudou! Como disse o antropólogo Tião Rocha, fundador do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), numa entrevista pra revista Crescer,  a solidariedade é uma troca. 
“Quando não existe troca, a solidariedade não acontece. Você pode se esforçar para ajudar alguém, mas só se torna um hábito quando você recebe algo em troca”, diz ele. Se você decide ensinar uma pessoa a costurar, por exemplo, vai receber carinho em troca e assim por diante. Ou até mesmo essa pessoa pode ensinar a você um outro ofício. Essa troca é fundamental para que a relação de solidariedade aconteça entre duas pessoas iguais, mas com aspectos diferentes – para que seja verdadeiro, ninguém pode se sentir superior ao outro, senão a solidariedade vira imposição".

Quando eu li este texto acima, logo me recordei do meu processo seletivo para ser contadora de histórias da Associação Viva e Deixe Viver. Em uma das palestras neste processo foi "Fundamentos Filosóficos do Voluntariado" com o professor doutor Gabriel Perissé. Ele abordou a necessidade da criação do "âmbito" no trabalho voluntário. O âmbito é algo/coisa que tem valor, deixando de ser um mero objeto.

Tem uma cena do filme "O naúfrago" que fala bem isso. Lembra do filme? Onde o personagem do Tom Hanks achou uma bola na ilha (enquanto bola era bola era apenas um mero objeto - nível 1).  Pouco a pouco, a relação mudou. Esta bola passou a ser a pessoa Wilson, não foi? Neste momento, quando a relação mudou, ela deixou a condição de objeto e passou ser amigo dele, lembra? Pode-se dizer que houve o encontro. Criou-se possibilidades, olhares, diálogo. Tornou-se âmbito (nível 2). Deu para entender quando se cria âmbito?

Mas o que isto tem haver com o voluntariado? Quando aquela ação deixa der ser apenas uma ação (nivel1) e passa a ter relação comigo (nível 2), aconteceu o âmbito; aconteceu a relação. Criou-se laços tão necessários  para que o trabalho funcione, que seja gratificante. Por isso, acredito que é necessário a troca que o Tião Rocha falou.

Mas como ser voluntário? O Centro do Voluntariado de São Paulo fala com propriedade de ser referência no nosso estado. São diversas opções e formas de ser voluntário. Olha só:
 
"Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.

Participando de campanhas - Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.

Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc. 

Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.

Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto as diversas secretarias municipais e estaduais que visam a melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Estado de São Paulo."  (O que e ser Voluntário?)

Então, se você quiser fazer a diferença pra alguém e principalmente, para você, veja um voluntário. Uma forma simples de ser voluntário está  nas coisas mais simples no nosso dia-a-dia. É você ceder seu lugar para um idoso ou mulher grávida, é ajudar a alguém a segurar uma sacola mais pesada, é conversar com alguém que precisa de um simples OI, é escrever uma carta para quem não saber escrever.  É a gentileza gratuita. Gentileza gera gentileza não é? Afinal, engana-se quem acredita que somente ganha é aquele que recebe a doação. Todos ganham. Quem recebe como quem oferece.

E como disse o Clerson Pachedo ( o Doutor  Miojo) ao Jornal Sáude da Ultrafarma, onde ele relacionou o trabalho voluntário como uma turbulência de avião.
"É como uma máscara de oxigênio de avião. Quando ela cai você deve colocar primeiro em você e depois no outro, porque sem ar você não conseguirá ajudar ninguém.Com o voluntariado eu estou bem, eu tenho ar e aí vou servir. O que se recebe em troca, e eu não estou falando em nada material, é muito mais do que se imagina e você só descobre isso fazendo. E o benefício acaba sendo seu"
Hoje deixo um VIVA especial aos voluntários sejam eles contadores de histórias (como eu) ou não.

“Não precisamos realizar grandes obras afim de
mostrarmos um grande amor por Deus e pelo próximo. 
É a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos que os torna algo especial para Deus e para os homens.” 
(Madre Tereza de Calcutá)


Quer ser voluntário e não sabe por onde começar?
Recomendo visita nos sites:

Seja um voluntário (site nacional)




Até a próxima!
Elaine Cunha


7 comentários:

  1. Excelentes dicas de voluntariado, amiga! Você fala com base em tua linda e valorosa experiência.
    Estamos aqui para servir e amar ;)
    Beijos de quem vai entrar na corrente muito em breve ;)

    ResponderExcluir
  2. Elaine amiga do meu coração, antes de tudo PARABENS pelo seu dia,rs
    Que lindo post, cheio de informações,adorei!!!!!!
    Amanha dia do Sorteio?????
    To com fé ,que vou ganhar,kkkkkkkk
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Neste dia quero agradecer. Agradecer pela oportunidade que a vida me ofereceu de exercitar minha generosidade, solidariedade, meu conhecimento e o amor ao próximo.
    Agradeço a DEUS pela vida e por esse encontro com o trabalho voluntário.
    Desejo que esse meu singelo trabalho somado com o de outros voluntários traga conforto, risos e esperança as pessoas.
    Sigamos em frente, com fé !
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Acho o trabalho de voluntariado de um aor sem igual. Parabéns a todos que dedicam seu tempo por alguém. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Aline,

    é muito bom servir e amar. Somos priveliagos por conseguir fazer o que gostamos e ainda servir ao outro.

    Quero saber DE TUDO do seu processo. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cris,

    Você encanta nas suas histórias. Adoro o seu jeito leve e divertido de narrar e brincar. Quando te escuto contar histórias, é um presente mesmo. Siga sim, amiga querida, em frente! Que venham novas histporias neste universo mágico do faz-de-conta!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Rose,

    Eu digo que fui picada pelo bicho e não consigo mais ficar sem. É muito bom a troca de energia. E acredito que o bem que me traz, eu posso retribuir com mais amor ainda.

    E qualquer ação voluntária faz isso. Não importa se é contando histórias ou ajudando alguém a carregar sacola, né? Importante é o sentimento de "eu tô aqui para te servir"

    beijos

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha