segunda-feira, janeiro 9

5 dicas para o seu filho gostar de ler

No final de Dezembro do ano passado (adorei usar isto!)  no site da Globo.com saiu uma reportagem super interessante sobre incentivo de leitura. Você viu? 

A reportagem se trata de uma criança de 11 anos que leu 224 livros em 7meses. Você não leu errado. Foram 224 livros em apenas 7 meses! Clica aqui e veja a reportagem completa.
Eu compartilhei esta reportagem no Facebook e algumas amigas falaram que era um desejo incentivar a leitura entre seus filhos mas não sabiam como. Então, colocando a cuca para funcionar convidei a Mila Viegas (autora do livro infantil Nicola, a borboleta de uma asa só) para conversar um pouco conosco aqui no CaminhandoVeja o que ela preparou para nós!
leitura
5 dicas para o seu filho gostar de ler
Esta é uma pergunta que também venho me fazendo há algum tempo: Como estimular o prazer pela leitura?

Dia desses eu estava conversando com uma amiga e ela me falava da paixão que a sua filha tem pelos livros. Algo natural, ninguém precisa obrigá-la a estudar, fazer os deveres de casa. Quer agradá-la? Basta dar-lhe de presente um livro legal. Como seria bom se todas as crianças tivessem essa pré-disposição para a leitura! Mas isso não significa que o interesse não possa ser desperto, concorda?
Além do gosto por livros não ser estimulado da forma como deveria,grande parte das crianças tem preguiça de ler. Sem saber, julgam uma perda de tempo (poderiam estar brincando), uma chatice ficar ali parada com um texto em mãos, acham que é uma prática tediosa e, por isso, não se interessam (muitas vezes porque não entendem o que estão lendo). O começo de tudo é mostrar que ler pode ser muito mais legal do que elas imaginam. Como bem disse Rubem Alves: "Um livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar."

Vamos a algumas dicas? 
1 - Tenha uma biblioteca em casa. Não precisa ser algo grandioso, mas reserve um espaço agradável com prateleiras ou estantes coloridas e compre livros para o seu filho. Use a sua criatividade e crie um local aconchegante para que ele possa estudar e sentir vontade de passar um tempo ali, seja desenhando, folheando livros, etc. Um espaço só dele para deixar fluir a criatividade

2 - Inclua uma rotina para a aquisição de novos livros. Leve-o periodicamente à livrarias ou sebos. Deixe-o escolher os títulos que mais lhe agradarem. Há livrarias muito legais com um espaço dedicado ao público infantil que torna a visita ainda mais interessante. 

3 - Existem crianças que não gostam de ler, mas adoram ouvir. Se o seu filho 
ainda não sabe ler ou não despertou o gosto pela leitura, leia pra ele. Crianças adoram ouvir estórias! Ler para elas as ajuda a compreender melhor o texto e as auxilia na capacidade de interpretação do mesmo. Se o seu filho já é alfabetizado, que tal ler junto com ele? Revesem parágrafos ou capítulos, você começa lendo um e deixe-o ler o outro. Conversem sobre os principais pontos da estória. Essa interação pais e filhos é muito divertida, estimulante e importante na criação do hábito da leitura.

4 - Não o force. Ler deve ser algo natural. Forçar seu filho a isso só o fará se distanciar dos livros. Cada criança tem um ritmo e, por isso, não o obrigue a fazer algo que não está com vontade no momento em que você julgar propício. É preciso jogo de cintura, um certo "jeitinho" na hora de inseri-lo nesta prática. Que tal criar a Hora de Leitura? Comece sugerindo um dia e horário para isso. Pergunte o que ele acha. Lembre-se que ler é um hábito e nada melhor do que inclui-lo na rotina

5 - Se ler é brincar... chegou a sua hora de exercitar a criatividade! Sugira brincadeiras em torno da temática dos livros e/ou textos que estiverem trabalhando. Estimule o seu filho a criar novas ilustrações ou até mesmo imaginar novos finais para a estória. Brinquem com os personagens, com suas falas ou seus comportamentos. Há uma infinidade de formas de mostrar o quanto é divertido ler.

Tenho certeza que após essas dicas você vai conseguir despertar no seu filho a figura de um leitor curioso e em pouco tempo será ele quem vai lhe convidar a adentrar no universo da sua imaginação. Experimenta! 


  




Mila Viegas é bióloga, professora de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, e escritora. Atualmente se dedica à literatura, tendo contos e poesias publicados em diversas antologias. É autora do livro infantil "Nicola, a borboleta de uma asa só" e de outras obras ainda inéditas.


E aí, gostou das dicas da Mila? Quer nos contar a sua experiência? Conta aí! Espero sua história!
E esta semana ainda teremos mais duas convidadas que falarão como fazem para incentivar a leitura com seus pequenos. Pintando mais dicas por aqui!


Até a próxima!
Elaine Cunha

4 comentários:

  1. Maravilha, falarei aqui na Biblioteca do Ceu Pq.Bristol com os pais e crianças sobre estas 5 (cinco) dicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas essas dicas Elaine.
    Eu não tenho filhos mas já trabalhei com crianças.
    Elas tem curiosidade e desconhecem a preguiça quando pequenas. Cabe a nós adultos mostrar o mundo das letras.
    E o quanto é gostoso ler e descobrir coisas novas.
    Eu tenho 2 netos em casa e pedi ao Itaú os livros de histórias infantis para começar a "viajar" com eles...
    O envio desses livros é totalmente gratuito, como também a aquisição.
    Bjos e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, acho muito importante incentivar a leitura, afinal abre a mente e a imaginação.
    Tenha uma boa semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, Elaine!
    Parabéns!
    Lemos para minha filha desde quando ela estava na barriga. Hoje ela tem 9 meses e sempre presta atenção quando lemos pra ela!
    Um abraço e obrigada por nos proporcionar ótimas dicas!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha