quarta-feira, janeiro 11

“Galinda, uma mãe especial”

Sábado à tarde você já tem programação? Não? Ah, então te convido para o lançamento do livro “Galinda, uma mãe especial” da Vanessa Meriqui. Olha só quantas coisas boas acontecerão!

galinda

E para você conhecer um pouco mais da Vanessa e do seu trabalho, trocamos (Vanessa e eu) muitas figurinhas, num bate-papo super bacana. Quer ver só?

Elaine: Você é jornalista, contadora de histórias e escritora. Como surgiram tantas paixões pela Palavra?
Vanessa : Nunca havia pensado nisso até a tua pergunta... mas sabe aquela coisa que chamamos de "marcas na alma"? Talvez seja isso. Lembro-me que com 8 anos dizia que seria escritora. Depois, descobri que viajar era bom e escolhi uma profissão que me permitisse viajar bastante, e foi assim que o jornalismo entrou na minha vida. Ainda assim, continuei alimentando o sonho de ser escritora, mas o jornalismo me levou para outras paragens. O universo da literatura infantil e a contação de histórias veio quando minhas filhas eram pequenas, e voltou com força alguns anos atrás. Acho que consegui juntar tudo finalmente agora e estou maravilhada com essa fase.

Elaine: Sei que cada livro tem seu processo de criação. Pode nos contar um pouco como foi o da Galinda?
Vanessa: Tenho alguns textos prontos há anos. Galinda era um deles, Surgiu do nada e lembro-me que escrevi numa tarde. Eu estava em um ambiente alegre, mas de muito trabalho. A idéia veio e eu sentei e escrevi. Foi em 20 minutos aproximadamente ! Aí, engavetei, como com tantas coisas que a gente cria. Anos depois, conheci Alex, editor da Giostri, que se encantou com a história. Daí para frente o processo de edição foi muito, muito rápido. Alex é um editor fantástico e muito cuidadoso. Como tema é bastante delicado, conversamos muito sobre o texto e o resultado foi incrível.

Elaine: Escolher uma Galinha para seu personagem central tem alguma razão específica?
Vanessa: Não, como disse, a idéia veio, com começo, meio e fim. A personagem já nasceu assim, com essa personalidade, com esse nome. E Fepe, o ilustrador, conseguiu fazer a carinha que eu daria mesmo para a Galinda - com uma certa altivez, mas muito carinhosa.

Elaine: Podemos esperar novos lançamentos para 2012?
Vanessa: Sim, há outras histórias rodando.

Elaine: Algum recado para os leitores do Caminhando e Contando?
Vanessa: Leiam, ouçam e contem histórias. Prestem atenção à sua volta. O mundo é de uma riqueza fantástica e muita coisa merece ser vista com olhos da imaginação. Quando a gente consegue fazer isso, a difícil arte de viver fica um pouco mais fácil. Um beijo a todos.

Galinda na AllTVVanessa Meriqui é jornalista há mais de 30 anos. Começou a contar histórias para adultos e crianças há alguns anos também. Passou a escrevê-las e, agora, a publicá-las. É autora do blog Histórias para Encantar e do livro “Galinda, uma mãe especial”, além de vários outros textos, ainda inéditos. Tem certeza de que histórias são o bálsamo da alma, e vive para disseminá-las.



Convite feito para você! Será que nos encontraremos por lá?

Até a próxima!
Elaine Cunha

Um comentário:

  1. Bonito ver que sonhos nunca adormecem...basta abrirmos as gavetas para eles se tornarem reais ;)
    Amiga, adorei a sua versão entrevistadora.
    Seu blog cada dia mais fofo...como você!
    Beijos

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha