sexta-feira, fevereiro 3

O caboclo, o padre e o estudante

Chegou, finalmente, a sexta-feira, não é?



E com ela, trouxe também o final de semana!

Eu ando bem sumidinha esta semana. É bem verdade. Estou em preparação  para algumas oficinas e também novas histórias. Tô igual ao menino daí de cima... De olhos virados. Lendo e lendo muuuito. E amando tudo isto!  É tão bom, não é?

Semana que vem, o Caminhando e Contando terá algumas novidades. Será que você tem alguma ideia do que será?

Compartilho com você, querido leitor, um conto que quando ouvi a primeira vez eu sorri muito. E quando eu o (re)leio, o sorriso invade o meu ser. 


Ah, lembrando que se você estiver de bobeira neste final de semana aqui em Sampa, não se esquece do Festival de Contadores de Histórias no CCBB, ok? Eu irei prestegiar amanhã! #ficadica


E para você relaxar, para fechar a semana com chave de ouro, um divertido conto da nossa tradição oral!

O caboclo, o padre e o estudante 
(Conto recolhido pelo Câmara Cascudo)
 
Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.
 
Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:
- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei: - Seu doutor, seu padre, o queijo! – Vosmicês esqueceram o queijo!
Então vosmicês responderam de longe, do céu:
- Come o queijo, caboclo! - Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo. - O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo...



Até a próxima!
Elaine Cunha

Um comentário:

  1. Gostei do teu blog!

    Sugestão: Blog do Professor Ubiratan D’Ambrosio
    http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/.

    ...........................

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha