sexta-feira, outubro 12

A Criança tem direito de escutar contos sim!

Hoje, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Isto todo mundo sabe, não é? Mas você sabe que hoje também é comemorado o Dia Nacional da Leitura?

Para festejar este dia, que tal ler os direitos universais das crianças em escutar contos? A primeira vez que ouvir estes direitos foi em 2010, na festa de formatura do Viva e Deixe Viver. E hoje, ao abrir meu perfil no facebook, a amiga contadora de histórias Joyce Neia me recordou estes direitos. Assim, resolvi postar aqui! Vamos lá? Afinal, direito é direito!



 


Direitos Universais das Crianças 
em Escutar Contos






  1. Toda criança, sem distinção de raça, língua ou religião, goza de pleno direito de conhecer as fábulas, mitos e lendas da tradição oral de seu país, dos países irmãos ou do resto do mundo.
  2. Toda criança tem o direito de inventar e contar seus próprios contos, assim como o de modificar os já existentes. Criando e recriando suas próprias versões.
  3. Toda criança tem o direito de escutar contos, sentada no colo dos avós. As que tenham os avós vivos poderão cedê-los às crianças que não tenham avós que lhes contem contos.
  4. Toda criança tem o direito de manifestar abertamente sua alegria e carinho para com aquele adulto contador de contos que faça vibrar sua imaginação, permitindo-lhe que habite o maravilhoso mundo da literatura.
  5. Toda criança tem o direito de exigir novos contos e os adultos têm o dever de se nutrir sempre de imaginativos contos, próprios ou alheios, longos ou curtos, com ou sem: reis, lagartos, castelos, fadas ou dragões. O único imperativo é que sejam bonitos e interessantes.
  6. Toda criança tem o direito de adormecer enquanto lhe contam um conto.
  7. Toda criança tem o direito de pedir outro e mais outro conto e de pedir que lhe contem um milhão de vezes o mesmo conto.
  8. Toda criança tem o direito de crescer acompanhada de um mágico: "era uma vez..." que lhe abre a porta da imaginação em direção aos sonhos mais belos da infância.
    (O Direito a Verdade - Cartas para uma criança - Dr. Leonardo Posternak)

Até a próxima!
Elaine Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha