quarta-feira, outubro 17

Eu já comecei. E você?

Uma certa vez, li num site que a autora Tatiana Belinky havia perguntou ao pediatra, lá  no começo dos anos 40, em que momento deveria começar a educar seu filho, então com 3 meses de vida. Ele havia respondido que ela já estava atrasada. Que resposta a la bomba de Hiroshima, não é?  Mas sabemos que educar é desde o nascer. E será que para incentivar à leitura tem diferença? 

Eu já escutei as pérolas "não sei porque você conta história para bebê, se ele não entende nada!" E eu sempre fico me perguntando: "Se o bebê também não entende o que a mãe fala, porque ela fala tanto com ele?" Estímulo, não é?  Afinal, aprendemos tudo por imitação. Somos uma verdadeira esponjinha que absorvemos tudo!

Os grandes estudiosos já dizem que crianças em contato com livros e escrita desde cedo tem influência direta pelo gosto da leitura na vida adulta. Os benefícios desde contato com livros, ainda na primeira infância, são inúmeros. Trabalhamos, inclusive, a memória e a capacidade de estruturar as informações. 

A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala. Pode ainda desenvolver a atenção seletiva - a capacidade de se desligar do mundo, do estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais tempo.

O "Era uma vez" carrega em si a ideia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois. É ou não é um marco do aprendizado de noção do tempo?

No sábado, chegou a minha coleção do Itaú Social. Os livros são lindos e suas histórias muito sensíveis. Não consegui ainda escolher meu preferido. E nem preciso te dizer que morri de saudade de contar histórias para os pequenos no hospital. 



Na segunda feira, eu li a história "Lino" para o filho. Foi um momento único e super gostoso. Eu preparei todo nosso ambiente. Você vai rir comigo. Um belo banho morno, com a água caindo na barriga (Pedro ama!), depois fiquei no quarto dele, sentei-me na cadeira de amamentação, pés no puff, livro em mãos. E senta que lá vem história! Fiquei ali, viajando na leitura, no livro. Mão na barriga, Pedro pulando lindamente. E depois que acabou a história, coloquei nossa música preferida. 

Ele entendeu a história? Lógico que não! Até porque ele ainda está na barriga e ouvir ainda é uma sensação diferente da nossa. Mas, então, por que eu li? Resumindo em duas únicas palavras: CRIAR VÍNCULO!

E vou te dizer, sensação maravilhosa, viu? Pedro ficou tão calmo depois. Foi a leitura? Pode ser. Foi o banho? Pode ser. Foi a música? Pode ser. O que posso te dizer, de coração, é que foi tudo junto e misturado. Afinal, quando é feito com amor, tudo é mais significativo, não é? Se eu passo tranquilidade para ele, ele reage com tranquilidade também.

Que tal ler história para sua criança? Escolha o momento! Escolha o livro que você goste! Crie um clima! E embarque nesta viagem. Faça deste momento, O momento de vocês!

Ah, se você ainda não pediu a sua coleção grátis, clica aqui e veja como solicitar. 

Até a próxima!
Elaine Cunha

5 comentários:

  1. Aí...me emocionei demais com esse momento magico de vcs!!l Lindo!! Bjss...E que venha o Pedroca!:)

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoa Linda!

    Suas palavras me remeteram ao passado... Quando engravidei pela primeira vez, fiz uma pergunta semelhante ao meu pai que era uma espécie de pedra filosofal da família, mas a resposta foi um pouquinho diferente. Bem socrático ele me fez outra pergunta: "você já percebeu que quando o bebê está muito agitado na sua barriga e você fala com ele, ele se acalma? Pois é, continuou. Você já está educando!"

    Mais tarde, durante o curso de Fonoaudiologia, aprendemos que por volta do quarto mês de gestação a criança já pode escutar e responder aos estímulos do ambiente. Claro que o feto não entende o conteúdo semântico das palavras nem tem uma clara percepção dos fonemas emitidos, para usar uma linguagem técnica. Mas certamente ele entende a emoção, a atenção e o carinho desse momento. Nesses momentos, ele sente o seu amor e educação é também um gesto de amor!

    Esse bebezinho, Pedro Ivan, é um garoto muito abençoado e que continue assim por toda a vida!

    Beijos para vocês dois!
    <3

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post amiga! Eu penso exatamente assim,e qto a leitura com o Pedroca ,foi linda,foi magico,e é assim que tem que ser. . . Ele gosta e sabe que ta acarinhado. . Era uma vez,é magico para todas as idades,ate para bebes que ainda estao na barriga!!

    Beijo amiga linda

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
  4. Olá preciosa!!! Conto histórias para bebês, eles adoram, dão gargalhadas, alguns até imitam gestos, é encantador. Acredito que não tem idade para começar a gostar de histórias, penso que quanto mais cedo melhor!!!!
    Amei a sua experiência com o Pedro, quando eu tiver meu filhote com certeza farei a mesma coisa!!!! bjokas

    ResponderExcluir
  5. Filha,
    A reação do Pedro foi devido ao momento vivenciado: banho morno, sua voz, a música, enfim a tudo que se sucedeu. A aprendizagem começa ainda no útero. Espero que tenhas terminado a leitura do livro que deixei com você. Nele você encontrará todas as respostas às reações dele.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha