quarta-feira, abril 29

Ah, memórias...


Quero te contar do curso "Contos Biográficos" que estou concluindo com a Anna do @contoterapia. Eu resolvi viajar nas minhas memórias afetivas... E cheguei aqui. Neste momento. No início de tudo! E como nunca escrevi sobre isto aqui, trouxe esta recordação para cá. Afinal, tanta gente nova por aqui no perfil que acho que é gostoso me conhecer mais e saber alguns caminhos. De como cheguei no mundo das histórias. Num post inicial do Caminhando e Contando exatamente em 5 de agosto de 2010. Uau! Quase 10 anos! Na foto, euzinha com o avental de treinanda de contadora de histórias pelo @vivavdv. E como relembrar é reviver... Bora junto se emocionar?
"Desde que cheguei a São Paulo, não tinha achado nada com minha cara. Soube do trabalho da Associação Viva e Deixe Viver quando morava em Recife, mas somente aqui decidi, efetivamente, conhecer o trabalho de perto. Esperei um ano para a abertura das inscrições, pois só abrem em janeiro. Candidatei-me e esperei.
Eu tinha um objetivo claro em mim: ser contadora de história.
Quer saber o porquê a contação me encanta?
Certa vez li que a arte de contar história é como um portal, que representa uma passagem para um lugar desconhecido. E mesmo não tendo conhecimento prévio desse lugar, somos transportados para lá. Logo, o desconhecido passa a ser um lugar familiar. Linda a definição, não é?
Aprendi durante as palestras da associação que sempre podemos fazer a diferença para alguém. A história ajuda a criar, imaginar, vencer obstáculos, superar conflitos. A criança poderá vivenciar novas possibilidades através da leitura.
Qual, então, o papel do Contador?
É ele quem leva todas essas possibilidades. Ele leva um final feliz!
Aprendi, também, que não tenho como saber, nem como medir o impacto causado na vida do outro pela história. De como a história irá impactar a minha pessoa. Só experimentando pra saber.
Aqui vou eu Caminhando no mundo da contação de histórias e Contando como este desafio me faz crescer como ser humano."
Neste 10 anos muita água já rolou rio abaixo... E o meu amor pelas histórias continua!
E você, o que estava fazendo há 10 anos atrás? Fez algo ou te aconteceu algo que mudou sua vida?

Até a próxima!
Elaine Cunha

Um comentário:

  1. Tão bom ver e reler pessoas amigas e passaram rápido os anos! Tudo bem? Te cuidando bem? bjs, chica

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha