domingo, outubro 3

Como incentivar a leitura?


Em conversas com amigos que tem filhos na idade escolar, tenho observado a constante reclamação de que muitas destas crianças não gostam de ler. A leitura fica restrita aos livros paradidáticos solicitados pela escola. Leitura como obrigação é horrível!  Eu não gostava e acho que você também não.
 
Ler é bacana! Já diz a Thalita Rebouças, não é?

Então, como mudar este cenário? O que fazer para que a criança curta ler? Como fazer para que os livros saiam da estante e caiam no gosto dos pequenos? Já pensou em algumas estratégias? Eu fique pensando e cheguei a algumas conclusões.
 
Primeiro passo é perceber se a criança é resistente a leitura. Se for, consegue identificar algum acontecimento que ocasionou este comportamento?  Será que os pais demonstram interesse suficiente pela leitura? Existe oferta do que ler para a criança?
 
Foi à primeira coisa que me veio à mente. Eu me lembro que desde pequena, eu via minha mãe lendo e lendo mais livros. Eu sempre dizia que ela era “devoradora de livros”. Quando eu achava que ela ainda estava no começo de um, ela já tinha terminado!
 
Ela também ofertou a mim e aos meus irmãos novas possibilidades de leitura. Tínhamos em casa assinatura de jornal, revistas e o que eu mais adorava: gibis da Disney. Eu ficava ansiosa esperando a data da entrega chegar para receber aquele pacotinho verde cheinho de gibis para ler.
 
Não é a toa que eu os curtia. Gibis são tão fáceis de ler. São histórias curtas, super coloridos, fininhos, com muitos diálogos e com muita aventura!
 
Outra estratégia é freqüentar bibliotecas, feiras de livros, livrarias. Hoje além do espaço dedicado às crianças têm também apresentações de peças teatrais, contação de histórias. Muitos destes eventos acontecem nos finais de semana, e alguns gratuitos. Basta se programar!
 
Já pensou em ajudar ao seu filho a formar a sua própria biblioteca? Assim, ele poderá ter um espaço só dele. Com livros que ele escolheu, arrumados do jeito dele. Lugar de sua identidade. Deixe uma estante mais baixa, para que a criança pegue seus livros com mais facilidade. É também na biblioteca que você pode ler para seu filho. Ou então quem sabe, antes de dormir. 
 
Você conhece o programa Supernanny da Jo Frost? Ela sempre indica a leitura antes de dormir. É uma forma que ela sugere de acalmar o filho, além de fortalecer vínculo pais-filhos. Sabe o que mais me impressiona vendo estes momentos nos programas? A mãe é durona o dia todo com o filho. Quando eu penso em disciplina, só penso em uma voz firme. E na hora do conto, a mãe mudou. Tom de voz é outro, é doce, calma, serena. Ela muda com a história. Ali a criança pode enxergar uma nova mãe!

Incentive a leitura com outras crianças. Que tal presentear livros ou invés de brinquedo? Peça ajuda ao seu filho para ele dizer qual livro ele gostou de ler para ser o presente.
 
Faça deste momento um momento mágico. Acredito que filhos de pais leitores, leitores serão.  

Relembrar as histórias ajuda a internalizar conceitos, ações. E quando as histórias entram em nosso coração, é uma delícia. Tem uma expressão na língua inglesa que traduz muito bem este sentimento: UNIQUE!
 
Veja aqui o que o Ilan Brenman fala sobre ler histórias. 

Até a próxima!
Elaine Cunha

 

3 comentários:

  1. A leitura de hoje lembrou-me que estou devendo um livro (de presente) a minha filha.
    Beijos agradecidos ;)

    ResponderExcluir
  2. Ô, amiga! Fiquei me perguntando agora: Você que escolhe ou ela?

    Obrigada pela visita
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Laine, esse post é perfeito e utilísimo!

    Dei sorte de ter aprendido a gostar de ler sozinha, porque na verdade meus pais não são leitores. Resultado: dos três irmãos, só eu curto ler. :(

    Por isso, acredito piamente que o exemplo dos pais faz muita diferença, sim. Além do mais, seguindo todas as dicas que você postou, as chances de sucesso no estímulo a leitura é ainda maior. :D

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha