quinta-feira, setembro 30

Fui picada por um bicho!

Nesta última oficina que eu fiz, a Brinquedobrando, escutei a frase:
“Quando o bicho da contação de história te pica, não existe antídoto!”

É fato! Confesso! Fui picada pelo bicho da contação de história e estou sentindo muita falta. Sabia que tem duas semanas que não vou ao hospital. Não foi porque eu terminei meu treinamento, não.  Eu gripei! Que meleca, não foi?

Gripada e garganta inflamada não poderia ir ao hospital. Este é um dever de quem faz trabalho voluntário em hospital. A qualquer sinal de doença, não vá.

Já ouviu falar em Biossegurança, não é? São cuidados primordiais que devem ser adotados por profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes, independente da doença diagnosticada. Logo, existe um manual de cuidados de acordo com o grau de risco envolvido.

No processo seletivo do Viva, tive uma palestra sobre Ambientação Hospitalar. Nela tive uma visão clara do ambiente hospitalar. Dos cuidados com a higiene, a importância de lavar corretamente as mãos; cuidados com meus livros; atenção às sinalizações de isolamento; uso de proteção individual, quando necessário, tais como: máscara, gorro, avental (não o meu, mas avental de segurança). Como vestir avental, como tirar avental. Tudo isso é Biossegurança.

Você sabia que tive que atualizar minha carteira de vacinação, antes de ir ao hospital? Eu nem tinha mais a carteira. Fiz uma nova no posto de saúde e refiz as vacinas solicitadas pelo VIVA, entre elas: Hepatite A e B, Tríplice Viral, Varicela, Dupla adulto e Influenza.

Sabia que quando você usa o álcool em gel não é preciso secar com papel? É preciso esfregar as mãos até secar. Lembrando que álcool gel não lava mãos. Se sujeira tiver, vai continuar. O álcool em gel serve para matar as bactérias nas mãos. Lembrando que deve ser usado com as mesmas etapas de lavagem de mão com sabão.

Se você nunca pensou na forma correta de lavar as mãos, deixo aqui para você conhecer e fazer. Clica aqui.

“Apesar de todos os avanços da Medicina, lavar as mãos continua a ser a melhor maneira de prevenir uma infecção.” Ralph Cordell

Pensando em tudo isso, decidi não ir estas duas semanas passadas. Quero voltar logo, para que meu estoque de contação de história seja reposto. Porque está vazio, vazio...


Até a próxima!
Elaine Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha