sábado, setembro 4

Papo sério!


Você assiste novelas? Eu até que gosto de novelas. E esta semana eu fiquei tão feliz.  Eu estava em casa, fazendo pesquisa na net. Minha querida amiga-vizinha Lílian me interfonou pra me falar: "- Você está vendo a novela Ti Ti Ti? Esta passando o trabalho que você faz de contar histórias no hospital."
 
Fiquei animadissíma que liguei a TV. Mas já tinha passado. Até fiquei vendo o restante do capítulo, mas não passou mais.  No outro dia, fui pesquisar no site da globo.com, nos vídeos da novela.
 
Na novela, o Osmar (Gustavo Leão), que já faleceu, fazia trabalho voluntário na ala infantil de oncologia no hospital como contador de história. E quando a mãe Bruna (Giulia Gam) descobre, fica tocada com o trabalho. Cena marcada com uma delicadeza e muita sutileza. Vê aqui

As novelas geralmente são bem produzidas, fotografia bonita, com lindas imagens de lugares que muitos não poderão conhecer. Ela influencia a economia (consumo), cultura (hábitos, crenças), moda (cortes de cabelos, estilo de roupa, até esmalte nas unhas lançados no mercado, não é?)
 
Acredito que abordar o trabalho voluntário em novelas é interessante.  Ao se mostrar o assunto, abre-se um canal para o debate. Não estou aqui dizendo que certos assuntos mereçam ou não destaque em novelas. Não quero entrar neste mérito! Mas o que quero falar é da alegria em ver o trabalho voluntário como ação possível.  Não apenas para aqueles que “tem tempo livre” ou para aqueles que “precisam se ocupar com alguma coisa”, sabe?
 
Eu acredito na existência de um bem maior num trabalho voluntário.  Quando você se doa para alguém, está realizando o maior ensinamento que nosso Pai Celeste nos deixou: Amar os outros como a ti mesmo.  Ontem eu assisti ao filme NOSSO LAR e uma frase me tocou profundamente: “Quando o servidor está pronto, o serviço aparece". 
 
Espero ter lançado uma semente no teu coração.  Escolha uma ação que te deixe mais feliz e vá em frente. Aprendi no meu treinamento que não é preciso ser a melhor contadora de histórias, mas que eu me entregue de corpo e alma a contação naquelas duas horas que fico ali com as crianças.
 
E se você decidir-se por doar-se um pouco a alguém, entre no site do Centro de Voluntariado. Além de ter locais em São Paulo, tem em outros estados também.  Navegue no site, descubra oportunidades, e o mais importante, se identifique com algum trabalho. Seja este qual for: contação de história para crianças institucionalizadas (como eu!), para idosos em abrigos, hospitais, creches, escolas.  A escolha é sua! 
 
Veja também este vídeo da novela que deixo como destaque para você aqui.

 
Até a próxima!
Elaine Cunha

Um comentário:

  1. Doar um pouco do nosso tempo ao próximo é uma atitude de amor.
    Acho lindo o seu jeito de amar esse dom que estás desenvolvendo da contação de histórias.
    beijos de ORGULHO!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha