quinta-feira, setembro 9

Lendo e Contando Histórias


Neste mês de setembro eu me inscrevi em algumas oficinas pelo ”Viva e Deixa Viver”. A primeira do mês foi Lendo e Contando Histórias, com a Marília Tresca. O  objetivo desta oficina era mostrar as diferenças e as similaridades da leitura e da narração de histórias.  

Marília mostrando o livro OH!, José Goffin, Editora Martins  Oliveira

 Para exemplificar as diferentes formas de leitura, Marilia nos propôs um jogo. Escolheríamos duas cartas, uma com texto e outra com uma forma de ler. O jogo foi dividido em duas partes: primeiro cada participante leria seu texto normalmente. Depois, faria uma segunda leitura, com a indicação de como ler contida na segunda ficha. Os outros participantes ainda teriam que adivinhar o que estava na segunda ficha. Peguei um trecho do livro “O gato que comia tudo” e a segunda ficha para “ler com alegria”. Fácil, né? Texto ajudou!  Mesmo assim, olha como fiquei com minhas super bochechas. Não era timidez. Era reflexo da minha camisa!


 
Ouvi leituras com sotaques de português, japonês, caipira, bruxa. Ainda ouvi alguns mais fáceis de adivinhar como ódio, raiva, com sono, coceira. Dizer que foi divertido é muito pouco.
 
Ainda brincamos de criar história em conjunto. Já pensou em fazer isso? Desta vez, o jogo era para criar história com as referências contidas nas cartas sorteadas. Não tinha ordem de leitura, de personagens, de conflitos. Nada disso! Única regra foi deixar soltar a imaginação. Escuta aqui a história que criamos.
 
A Marília sempre me encanta. Ela tem um jeitinho tão especial de contar histórias que fico ali sentada sonhando com tudo.  Igualzinho àquelas ilustrações do Ziraldo do Menino Maluquinho na lua, sabe?
 
Aprendi que durante a contação, posso lançar mão de alguns recursos externos.  Sempre são de grande valia para interagir com a criança, tais como: livros, gravuras, objetos como dobraduras, tecidos, fantasias, instrumentos sonoros. E o mais importante: que se eu usar bem alguns dos meus recursos internos (olhar, voz, expressão corporal e facial) posso conduzir melhor minha contação de história.  Como desenvolver estes recursos? Não tem mágica. Tem que contar histórias mesmo.  Assim, se você quiser, convide- me para sua próxima festa ou reunião,  e eu posso contar histórias para vocês.  

Quer conhecer mais o trabalho da Marilia Tresca? Acessa aqui.
 
Até a próxima!

Elaine Cunha

2 comentários:

  1. Que bom ver teu crescimento e tua felicidade no caminho encantado das histórias!
    Beijos de PROSSIGA!

    ResponderExcluir
  2. Aline, a cada de que passa tenho mais certeza que me encontrei. E quando isso ocorre conosco, é maravilhoso!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha