quarta-feira, outubro 19

Histórias por aí!

A última sexta-feira o dia foi intenso de histórias. De manhã fui ao hospital e a tarde, a convite da Arlete, fui a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila das Belezas.

Olhando bem, foram duas situações bem distintas de narrativa de histórias. No hospital, as narrativas são individuais para as crianças internadas em tratamento e/ou para elas e seus acompanhantes por quarto.  Na UBS, apesar de ser posto de saúde, nenhuma delas estavam em consulta médica, foram para festejar o "Dia das Crianças". Eram 18 crianças saudáveis, pulantes e muito elétricas.

No hospital tinhas poucas crianças. Que coisa boa, não é? E as que estavam, posso te dizer, aproveitaram bem muito nossa presença. Na minha bolsa mágica desta vez tinha apenas dois livros: "Eu sou o rei" ( que nem saiu de lá) e "Fonchito e a lua" (ganhei da Dadá, lembra?). Fonchito sim, saiu da sacola e como sempre, é diversão. Li o livro para duas crianças e no final, na hora H, finalmente  no beijo, colori o momento com bolhas de sabão. Nem sei te dizer quem gostou mais: eu, as crianças, as contadoras ou mesmo os acompanhantes.  Não sei mesmo! Eu não contei mais histórias porque a Thereza (contadora em treinamento) ficou mais na ativa. Eu fiquei mais ali, ajudando-a e curtindo ela narrar. Eu já passei por este momento. É tão bom!

Saindo do hospital fui direto para a UBS. Chegando lá, Arlete me apresentou ao grupo e combinamos o que faríamos. Eu narrei a história "A gargalhada de alegria da Dona Ecologia" do Jonas Ribeiro. Na história, a Dona Ecologia teve um pesadelo e é tranquillizada por música cantada por crianças e homens do mundo inteiro. Busquei uma música que desse para trabalhar a história e também, o foco do encontro que era "Meio Ambiente". Encontrei "Vamos preservar" composta pelo Francis Monteiro. É um single. Super fácil e ficou divertido. Liga a caixinha de som e aperta o play.


Logo depois tivemos uma dinâmica sobre a consciência ambiental com as crianças. Arlete trouxe um saco de lixo cheinho de garrafas, plásticos, embalagens, pilhas... Tudo para elas separarem o lixo reciclável. A farra foi boa! E não é que é mais divertido aprender brincando?



"Quem já teve pesadelo?"
Ester que pintou os rostos das crianças e o meu também
Uma das Gulosemas, teve ainda gelatina, pipoca...
Tá na hora de separa o lixo!
Trupe completa

Ah, foi uma tarde maravilhosa, com direito a brincadeiras, pintura no rosto, história, educação ambiental e gulosemas. Tem coisa melhor?
Arlete, obrigada pelo convite! 


Até a próxima!
Elaine Cunha

3 comentários:

  1. Ainda estou com gostinho de histórias de ecologia ehehehe melhor ainda das brincadeiras com as crianças... Elaine só tenho a te agradecer pela sua presença. Muito Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Elaine ainda estamos com o gostinho da história de Dona Ecologia. Muito Obrigada pelo seu trabalho e sua dedicação Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito seu trabalho parabéns também estamos começando este trabalho e um luta o começo estamos olhando aqui para aprender kkk. Um abraço
    Nosso blog é http://contdrdehistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha